25 abril 2011




O ESPORTE BRASILEIRO É REACIONÁRIO?

"Brasões assinalados ou barões assassinados, nem tudo se explica ou se recompõe só com neurolinguistica". (Autor Próximo) – alerme@ig.com.br  



A revolução é uma obra de carência, onde os bastos, apesar de fortes, perdem-se pela quantidade. Ou seja, sua comunidade possui menos indivíduos (os abastados), do que a coletividade (os carentes). Esta falta é o mote para readequar algo, nem que seja pela força. Curiosamente, as revoluções não nascem no Povo, por si só. Ele é induzido por quem tem muito e ainda quer mais. Entra apenas com os mártires, depois se apaga.

Assim é que, no plano desportivo brasileiro, não serão os atletas da elite (os de alto rendimento e já consagrados), que mudarão alguma coisa. Eles, apesar de talentosos, jamais teriam como roer os cordéis que os prendem. Um seleto clube que os manipula, dirige e os mantêm no lucro. Os atletas ali são abastados. Os carentes esperarão por outros para se insurgirem.

Da cúpula diretiva e seus acólitos (um pequeníssimo lote de privilegiados), no momento, pouco ou nada se deve aguardar. Ninguém lá quer roubar o grande bolo (já decidido at more years after), porque as panquecas já estão prontas e degustadas sem que precisem pagar.

Os mandos e desmandos dentro e fora do ambiente desportivo nacional, com as morosidades judiciais e agentes bonzinhos, todos pagos pelo mesmo dinheiro mal gasto com atropelos à Lei, nem bruxismo provocarão no Povo que paga. Nem o ranger de dentes existe, muito menos a indignação. A Corte no momento está unida e não vai convocar ninguém para "mudar nada". Na hora do quebra-quebra, eles chamam os trouxas.

O Esporte nada mais agencia do que o engabelar e o arrastar da platéia à bilheteria. Feito assim, sob holofotes, sem coibição, com plumas e paetês, o perpetuar do nonsense é tudo que acontece, mas que não deveria.

O Brasil não sabe, não ouve e não fala. A Hipnose Executiva funcionou!






* Na Páscoa o beijo também é traição. Decida-se. Com ou Sem beijos!

* A demissão da comissão técnica do Xavante era previsível. Resultados negativos jogariam no lixo, a motivação do torcedor e o caixa do Clube.

* Começar de novo é parte do dinamismo, mas repetir que um "novo treinador" numa semana arrumará a casa é mesmice. Cuidado!

* Ainda que se possa reclamar do transporte urbano pelotense, as relações entre motoristas e cobradores são muito boas. Excetuando-se os que seriam péssimos em qualquer outra função de contato com o público, o nível de respeito e atenção, por eles dedicados aos passageiros são o que de melhor existe. Já os horários ditatoriais e confusos; letreiros apagados e falta de comodidade, com níveis sonoros insuportáveis no interior dos coletivos são problemas a solucionar. Segurança (assaltos), também. Pauta para debates!

* Henrique Amaral (foto), expõe Lembranças e Reflexões no circuito que abriu 4ª feira passada. As obras podem ser visitadas, de Segunda a Sexta das 08h às 17h, a partir de hoje até 13 de Maio, na Sala de Exposições Antonio Karingi, Praça Cel. Pedro Osório, 2/Secult.

* É um trabalho que expressa memórias anteriores e induz à reflexão sobre o agora, o futuro e o pós-futuro. O talento é jovem. O projeto é corajoso e autóctone. Quem visitar a mostra guardará a honestidade do que vir, como uma reconstrução saudável para sua própria memória. Confiram!

Contador