31 outubro 2010




ESPORTE DE RENDIMENTO: DRENO SOCIAL



"Habemus Mamam"! "Logo ali, entenderemos mais de azia do que sobre liberdade e democracia. Esperem!". (Autor Próximo) – alerme@ig.com.br  






O esporte brasileiro foi dado e passado como de alto rendimento. Os motivos já foram expostos diversas vezes nesta coluna. Ausências de uma identidade própria oriunda de boa escolaridade e de um bom exemplo de conteúdo ético da vida pública são os principais. A Constituição é peça de retórica e de desuso quando o assunto é esporte. As degenerações dos conceitos de governabilidade atingiram diretamente ao trato esportivo nacional, mergulhado em permanentes (in)conveniências de usos e frutos.


Os atletas, tal qual a parte vulnerável da sociedade, não serão capazes de emprestar exemplos de cidadania verdadeira a quem quer que seja. Eles vivem sobre pressões várias. Quando usam dos holofotes falam mal do que lhes incomoda, sem que consigam chamar ou demonstrar a outrem, além do que pretendem para suas carreiras e/ou dificuldades pessoais.


O próprio público só toma deles, na medida exata do que a mídia os leva a cobrar e entender do ídolo. Declarações contra o que está "ocorrendo nos bastidores", só comovem os fãs até o próximo espetáculo. Tornam os ídolos entidades chatas, que não têm boas e fantasiosas estórias a contar. Nem a mídia suportaria. Entre um chorão e um novo ídolo, viva o novo.


Infelizmente, mentem em igual proporção os felizes e os infelizes. Eles podem estar ao nosso lado numa fila qualquer; podem se misturar nas propagandas da TV, principalmente, na que mais mente: a eleitoral. O asco tornou-se uma dificuldade a mais para quem tem o hábito de divulgar as trapalhadas e espertezas feitas por sócios dúbios, qual delúbios, com o dinheiro público. A farsa democrática de ontem é endemia de impotência.


Veremos a partir de hoje, as organizações internacionais assumindo a locação dos nossos esportes com maior liberdade, sem pagar aluguel da sede, ditando a remuneração que pagaremos. Muito as(SUS)tador!





MEMORIZANDO – http://colunadoairton.blogspot.com/  






* "Paixões virtuais, às vezes, são só impressões digitais". Beijos muitos!


* O Xavante já tem o presidente do ano do centenário, André Branco de Araújo vai presidir em 2011. Antes precisa voltar à Divisão Principal do Gauchão e comandar a expedição para o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B. Estas ocorrências são para o campo. Os objetivos fora dali são todos que o campo garantir. Se houver divisão interna, fim da Especial!


* Os eventos extracampo preencheram as pautas da mídia local. Vivemos um novo tempo e Pelotas parece recuperar a possibilidade de assegurar a realização de bons espetáculos de auditório, também nos assuntos específicos da qualificação esportiva.


* Os grandes ídolos esportivos quando se aposentam têm todos os mesmos objetivos: buscar a continuidade daquilo com o qual se acostumaram. A unilateralidade com que o esporte brasileiro foi jogado ao mundo da fama internacional facilita uma Onguezinha de brinde, para quem se habilitar.


* Dia 04 de novembro, a partir das 18h haverá sessão de autógrafos, na Livraria Cristo para Todos, na Feira do Livro, quando o desprendimento do jornalista Augusto Santos, nos levará a conhecer e refletir um pouco mais, sobre a prisão da qual se libertou. Para nosso regozijo e aprendizado estaremos lá para conhecer e adquirir (R$ 18,00), as 112 páginas do seu livro "Domínio sobre o álcool e o fumo - uma vitória pessoal". Parabéns!







Contador