19 novembro 2011





ESTATUTO DO TORCEDOR NO BOLSO DE TODOS



"Quando todos concordam com tudo, muitas outras coisas importantes foram esquecidas propositadamente". (Autor Próximo) alerme@ig.com.br  






O Estatuto do Torcedor surgiu para dar garantias de que o torcedor (baseado no Futebol), seria tratado como um consumidor de mercado. Isto é, contaria com a proteção de um código próprio, que faria dele uma peça a salvaguardar do descaso dos dirigentes para com ele. Vindo de um levantamento feito como causa e conseqüência da CPI do Futebol, o documento delineava obrigações dos dirigentes e direitos dos torcedores.


Os dirigentes se adaptaram ao que bem quiseram;cumpriram um pouco e outro tanto, seguiram empurrando com a barriga. Agora, nas proximidades de acontecer a Copa das Confederações e o Mundial de Seleções, no Brasil, as tais obrigações de antes começam a ser realizadas, não por eles, mas pelas verbas suplementares que "puLULAm" e engrossam o caudaloso rio de dinheiro que será gasto. Um dos quesitos é a segurança dos estádios.


Ocorre que uma parte destas polpudas somas (R$ 13 milhões – segundo o blog do jornalista José Cruz - ), será destinada para instalação de câmeras nos estádios de futebol, tão somente, (de domínio privado), também. Vemos então que os ganhos com o mercado multimilionário deste esporte não são suficientes para fazer cumprir a Lei e suas exigências.


Estranho como tudo parece ser mal feito, desde a Lei, o tal esforço de investigação do Senado, passando pela simples colocação de câmeras e controle de público, segundo se fala para inibir a violência. Nada contra a ideia, mas ela é de caráter policial e cumprida com verba pública. O mercado do futebol e a ganância dos dirigentes ou a sua inabilidade de gerir altos recursos não se fazem suficientes. Um mico pago por todos.


O montante das suplementações e de tudo que o dinheiro público associou aos luxuosos espetáculos, somente do futebol são fábulas mal contadas. Inépcia e espertezas cartoriais que operam no bolso de todos.



MEMORIZANDO – http://colunadoairton.blogspot.com/






* "A Andorinha que fugiu da gaiola era de palha". Sem beijos!


* Neimar, atacante sensação dos Santos F.C. é um garoto que a mídia diz que segue simples, brincalhão e que não mudou nadinha. A mansão de R$ 4 milhões onde mora (para descanso), o carrão que dirige, as mulheres que desfruta é que são metidos à besta. Menino, moleque, pivetinho de ouro ele vai ter um susto quando lhe chamarem de homem. Pode ser tarde!


* A Rocinha, no Rio/RJ será ocupada ao melhor estilo Hollywood. Será balão de ensaio para ver como o pessoal vai se distribuir pelo restante do País. Há quem diga que a fachada mudou e a produção não caiu, mas vai se manter e será consumida pelos estrangeiros. Entendam como quiserem.


* Fica bem, ao gosto da cartolagem perpetuante, tratar do Campeonato Gaúcho 2012 no Chile. Fora outras invencionices, como Gre-nal na América do Norte. Assim fica fácil a recondução, "ad eternum". Olho vivo!


* Cruzava a faixa de pedestre, o Cel. Evaldo Poeta saudado por um motorista parado antes dela. Observávamos a cena e iniciávamos a nossa travessia. Foi aí que quase se deu o infausto: quando avançamos, o carro avançou também. Bem feito para nós, que não torcemos para o Farroupilha. Distração assim absolve motorista descuidado. Risos!


* Ontem em Sorocaba/SP Pedro Henrique de Moraes Cardoso meu neto foi abraçado por todos durante a festa do seu primeiro ano de vida. Que possamos reprisar por muitos e muitos anos tanta alegria! Parabéns do Vovô!

Contador