02 janeiro 2010




O ESPORTE DAS VOSSAS EXCELÊNCIAS
"Brasil 20!0: Inocentes úteis seguem menos inocentes, e por isso mais inúteis". (Autor Próximo)
alerme@ig.com.br – Airton Leite de Moraes

O esporte que nos aguarda em 20!0 não poderá ser filtrado do nosso cotidiano porque envolve a Seleção Brasileira. Nessepaís está mais do que consolidado o grande mote da "Intelligentzia" que comanda a distribuição dos "currais eletrônicos", via canais de mídia, a melhor, a mais tradicional e corruptível "ação entre amigos" que se conhece. Distribuídos a poucos - para melhor manejá-los – e que pagam pela PAUTAlogia a ser divulgada. O grande lance da política desportiva é mostrar-se base da economia.
Lamenta-se que a defesa de tão boas ideias a partir do futebol e do selecionado nacional não tenha evoluído no contexto da qualificação da vida brasileira – mico saltitante, ombro a ombro – como se faz crer. Até aqui não foi. Para o futuro, pouco se tem além de promessas que a história não recomenda, por sobrarem inconclusas, cheias de mutretas.
O novo modelo de nação desenvolvida e desportivamente olímpica que o "reveillon" colocou nos céus, apenas demonstrou não levar em conta as prioridades sociais, mas o massacre do pensamento coletivo sobre tal. O que for diferente do marketing, esta contra o Brasil. É um "ame-o ou deixe-o" ressuscitado, tanto quanto são preservadas as MP's, de tão boa conveniência, a quem administra papéis e joga a conta para o contribuinte.
De qualquer maneira perdemos todos. Aqueles que se acham representatividade gaúcha junto ao Governo Federal cresceram os olhos às ofertas de cooptação, e se renderam ao grande veio político que a emoção do futebol e a tal competência multiesportiva brasileira facilitam na chegada às urnas. E o custeio de campanhas? Bom, aí, só as cuecas sabem.
Atletas de ponta são propriedades estatais e aríetes de lustro popular, com tanto dinheiro que ninguém se atreve a conter a baba, ao ver a purpurina que os holofotes jogam sobre eles e no colo dos telespectadores.



MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Vira-e-mexe e o pensamento é um só: ficarmos juntos". Amo você!
* Em 20!0: Nenhuma patologia será maior do que a PAUTAlogia GlOBAL! Vítimas? A democracia e suas obrigações, sem contrapartida.
* O ano recomeçou e é novo? As mortes são as mesmas, a sujeira nas ruas, idem. As agencias reguladoras aumentaram os custos de vários serviços que oneram a produção, a distribuição e que mexem diretamente no bolso de todos. Tudo novo, custo novo. Porque o "Pollvo" tem fome.
* Tirando o "arroubo na política em 20!0" o que nos sobraria? Que "há roubo na política" e que alguém seria responsabilizado? Improvável.
* Hoje é dia de muitos recomeços futebolísticos. E de outras tantas mesmices, também! Aqui e pelo Brasil.
* Até o carnaval, muita urna vai rolar. O esporte que queríamos chegou e veio em mãos pouco lisas, mas suficientemente, escorregadias. Um País subjugado e pré-jogado à euforia, sem que se mova uma palha, além do que não seja Poder. Vale para Governo e para muitos na iniciativa privada. Aliás, da privada, alunos, atletas e seus pais eleitores não saem mesmo.
* No coração da sua terra Pelotas/RS, sorrindo para a vida, o descanso do guerreiro, José "Blog/Uol" Cruz. Uma alegria foi poder encontrá-lo!

Contador