24 abril 2007

PAN RIO 2007: OURO EM MINA PRÓPRIA?
"A nossa Justiça é uma ferramenta, à cata de artífices!". (Autor Próximo).
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

Estamos a menos de 80 dias dos XV Jogos Pan-americanos do Rio 2007 e já se vive maciçamente tudo aquilo que se espera poder realizar perante os olhos do mundo, em termos de espetáculo esportivo. Há um clima de ansiedade entre os atletas que ainda buscam atingir as marcas necessárias para participar do evento. Para o desporto brasileiro, em termos olímpicos, nunca em tempo algum se chegou a tamanha expectativa. Ainda que se possa depurar a importância da competição, no geral, ela aí está.
Quem já viveu a experiência garante que a emoção só não é maior do que a participação numa Olimpíada. De resto, aos olhos brasileiros, até então, é uma competição assinada externamente, pois apesar de americana, ainda não aconteceu em solo brasileiro. Agora esta circunstância desaparece e no ânimo competitivo, os atletas também contarão com novo status. Serão desportistas competidores, de uma nação que também tem condições de sediar competições de grande nível.
O Brasil vai se valer da sua condição-sede para tentar amealhar o maior número possível de medalhas, quebrar recordes, remontar sua história multiesportiva e se firmar definitivamente como um país além de simplesmente "Do Futebol". Apesar de tudo o que não se fez neste período, em termos de reconhecimento da atividade esportiva como braço integrante da Educação, não se pode negar a existência de novas chances e ideais.
Ainda que sejamos conduzidos para a idéia de que o esporte só possa acontecer assim, vencedor e altamente bem remunerado, é inegável que raciocinar com isto é bem melhor do que imaginarmos que nossas crianças jamais deixarão de se arrastarem pelas ruas. Infelizmente ainda começamos nossas casas pelo telhado e a educação esportiva está embaixo.
Como terminarão os discursos que aludem, hoje, supostos benefícios concretos como herança e justificativa dos grandes gastos até aqui realizados, como se fossem tácitos "investimentos", ainda não se sabe.
No entanto, uma coisa é certa: depois do Pan Rio 2007, nada será como antes no Brasil e na Política. Ou não mudará... coisa nenhuma!

MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com
* "Na fonte do seu regaço, banho-me do nosso cansaço!". Beijos Muitos!
* O jornalista José Cruz é um diferencial entre os profissionais da área. Com raríssimo talento e perspicácia consegue descrever a realidade que observa e perquire, não apenas com fatos crus, mas com a emoção que o subjetivismo humano lhes empresta. Tive o privilégio de ler sua matéria sobre os torcedores cegos do "Xavante" e fiquei outra vez, encantado com seu "feeling" e sua espontaneidade. Cumprimentá-lo é apenas justiça!
* As atletas brasileiras da canoagem classificadas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 foram submetidas a uma bateria de testes físicos específicos, seguindo altos padrões de tecnologia, visando o aprimoramento técnico na fase final de preparação para o Rio 2007.
* O responsável pelos testes é o sub-coordenador técnico-científico da Rede Cenesp na Universidade Federal de Minas Gerais, o polonês Leszek Antoni Szmuchorowski. Segundo Leszek, as atividades certamente serão benéficas para o rendimento das atletas nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e na preparação para os Jogos Olímpicos Pequim 2008.
* Para o gerente geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier (foto), "este trabalho é um legado deixado pela competição para o desenvolvimento do esporte brasileiro". Fonte: C.O.B.
* Alguns atletas pelotenses resistem e conseguem ir "Além D'arcos".Será que o crime organizado também está ensaiando para o PAN 2007?

Contador