12 junho 2010

A BOLA REDESCOBRE A ÁFRICA



"Enquanto o povo torce, o Governo distorce. Com&more: há quem não possa!". Autor Próximo – Airton Leite de Moraes –alerme@ig.com.br  






Tal como uma nave procedente de nossa própria galáxia, o futebol mundial chegou à África. A grandiosidade do rico espetáculo já não pode ser considerada ficção ou futurismo. Está aí e cumpre sua finalidade: impactar. Embora cara, não descartou a miséria e os miseráveis. A alegria dos oprimidos de ontem rendeu aos opressores de sempre, o que sempre renderá a exploração de humanos: bufunfa. Quando a bola rola, os pensamentos viram gritos de gol e todos são apenas "torcedores".


Poucos saberão da realidade que lá está, se ela atrapalhar de alguma forma, um dos maiores espetáculos terrenos. O simbolismo e certo corretismo político – que antes nada rendia – faz de personagens reais, simples pecinhas de dominó. Empilhá-las nas arquibancadas custa muito, mas rende ao ampliar e revitalizar os métodos anteriores e dominantes.


Gostar do futebol não dói, não requer prática e nem habilidade alguma. Basta gostar do que tantos outros gostam e de si. Mas para vencer nele e com ele há muita coisa que precisa ser feita ou refeita e suficientemente entendida. Jogador de futebol vence pelo seu talento nato. O adquirido serve para coadjuvantes. Nos bastidores existem muitos vencedores (profissionais de outras áreas), vivendo bem dele e com ele.


Foram pessoas que tiveram boa leitura do que o futebol e o esporte representam e escolheram caminhos profissionais que os levaram até ele. Gente com estudo, pessoas refinadas, operários e construtores de pilares de sustentação de todo este conjunto. Enquanto a maioria sonha que será um atleta, estes outros, e poucos, realizam e vivem da sua realidade.


Uma boa escola - como política e procedimento público - traria maior benefício à Nação. Como diz meu amigo Renato Ribeiro: Os bônus todos querem, mas e o ônus? No Governo, só querem os bônus e mais votos!





MEMORIZANDO – http://colunadoairton.blogspot.com/






* "Nada a comparar, nem explicar". Beijos todos! Amo só você e muito!


* A Copa 2010 é o que dela se espera para quem assiste: um espetáculo maior do que o próprio futebol. Africanizada é uma mistura de oportunismo. Resgata (?) valores e põe e leva dinheiro. O primeiro mundo cuida disto muito bem.


* No futebol, a seleção mais secreta é a da Coréia do Norte, que veio dar uma voltinha quadrada, na redonda democracia "made in FIFA". A Seleção Brasileira vai a campo com um bom time e um dos favoritos. Amanhã, 15h30, a pátria amada para e vibra. Nós também!


* Aqui no futebol pelotense, a ansiedade não é diferente. Torcedores dos seus times e torcedores da seleção esperam que seus sonhos sejam realidade. Michel Bastos representa a todos.

* Alguns mais tensos outros menos, os dirigentes jogam suas cartas por cima ou por baixo da mesa. Alguns mostram trabalho. Outros prometem. Combinam apenas num quesito: holofotezinho amigo e calculadora.

* Às vésperas de mais uma inauguração de obra pública foi vergonhosa a ação dos "vândalos". A quem interessaria queimar a Hospedaria de Animais? Seriam aqueles que os deixam soltos e os maltratam?


* A caçada aos paraquedistas nas eleições incluirá candidatos que pousam no futebol daqui?






O DIA DO NÃO ... MAIS-ME-QUER







Quando a dor de amor não passa,


o tempo não para,


a saudade permanece... Embotada.






Infeliz é o Dia dos Namorados


para quem já teve e perdeu,


e não consta na lista de "procurados".






Para quem pode e quer,


seja homem ou mulher.


Neste bem-me-quer, mal-me-quer


Todos põem a colher!






Sem telefone... Sem toque.


Sem tempo... Sem volta.


Cartão... Não lido.


Email... Bloqueado.






E a namorada?


Analisada... Sobre outro sofá,


lembrando amantes... Galhofará!






Auto ajuda é uma farsa,


quando a dor de amor não passa!

Contador