02 setembro 2007




COPA DO MUNDO 2014 NO DESCAMINHO DO BRASIL
"Na Pátria de Chuteiras, governar é apenas um chute!". (Autor Próximo) Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

O grande problema para a realização do Campeonato Mundial de Futebol no Brasil não está em saber de onde vêm os recursos a serem utilizados e, sim, para onde eles irão. Do ponto de vista do Futebol somos suficientemente reconhecidos em todos os aspectos que o compõe. Aqui - onde somos atropelados - e, no exterior, onde nos usam e cabresteiam, pois ninguém é louco na Fifa, para permitir fogo no seu e no nosso celeiro.
Ainda não se sabe o que fazer com a babilônia erigida para fazer do PAN 2007 uma ação patriótica de requisição social, precedendo e projetando o futuro, para o além das "Esperanças das Crianças", e já está no forno, quentinho, outro pedido e anseio nacional. Claro que devidamente Globalizado. Já é um pé no saco ter que aturar chistes estúpidos avacalhando quem discorda e, logo, logo e outra vez, vamos ouvir um clamor pré-fabricado, sendo levado de boca em boca, por repetição ufanistas em multimídia. Nossos problemas e a nossa grana vão ao ralo.
Este processo é basicamente uma aberração num país em que tudo que se planta dá. Dá o que falar, o que afanar, o que esconder e, raramente, beneficia a todos. A hora de eu falar sobre isto é agora. Depois eu estarei torcendo e vibrando porque gosto também de futebol, como todos. Este é um momento em que infelizmente, de nada adiantará lembrar a história recente e perversa de quem vai pagar a conta.
Comparar o Brasil com as economias poderosas que sabem muito bem aproveitar o pós Copa Mundial - que têm garantido o público e a utilização dos estádios remodelados, especificamente para o evento - é uma anomalia. Aqui, vai ficar um rastro de elefantes brancos e posto às moscas.
Duvido que os valores arrecadados em Turismo e outras vantagens inventadas - nunca comprovadas - venham a melhorar as nossas condições de vida. Isto é desculpa. Funciona, sim, onde há organização e cultura para usar de tal investimento. O que temos aqui é muita rapinagem.
O nosso destino-sede ainda não foi selado. Vai depender do valor do anel que decidir, mas a mão e o dedo, ao que tudo indica, estão lá fora!


· MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com/

· "Seu sorriso é um Sol e anuncia o dia... e a saudade". Beijos muitos!
· O Superior Tribunal de Justiça Desportiva resolveu jogar nos corredores, outra vez? Agora, ao que me parece, com a inexperiência e a desatenção de alguns árbitros no campo - que recrudescem a má vontade costumeira de técnicos, jogadores e dirigentes - tudo está se repetindo.
· O STJD pune exemplarmente quem critica suas decisões. Técnicos e jogadores, de times fora do eixo-mandão. Já para absolver casos de doping - com contraprova positiva - há um serviço de "vapt-vupt" doméstico. Muita coisa já não consegue mais ser escamoteada. Dá para ver à distância. Tanto que a Fifa vai investigar o episódio (?)
"Dodô-a a quem Dodô-a!".
· Giovanni Taal é um talentoso chef com receitas saborosas. Ele é filho da minha amiga jornalista Cléo Tassitani, de São Paulo (foto), está no site:
http://www.destaquesp.com/saboreskids.html um sucesso para "kids e teens" e adultos esfomeados, risos! Parabéns aos dois!
. Na 4ª feira, 29/Ago foi o lançamento do projeto Rádio na Rua, (sempre nas últimas quartas de cada mês a partir de 14h30), junto ao quiosque Nelson Nobre. O prof. José Cunha, diretor da RU, vai seguir com o musical que fazia o poeta Nelson Nobre, quando vivo. Fiz até uma foto para comemorar meus 60 anos. Risos!

Contador