04 outubro 2009




O ESPORTE R!O DE NÓS
"Euforia, picardia e verdades fabricadas por poucos... cobradas em bolso alheio". (Autor Próximo)
alerme@ig.com.br – Airton Leite de Moraes

O Brasil é uma grande potência mundial. As Olimpíadas terão enfim a nossa cara. Abusar das emoções do circo e sustentar a faixa no peito (a imperial), ganhou contornos de façanha. Iniciamos a semana com a sensação do dever comprido. Tão bem cumprido que vai encurtar o enriquecimento dos que venceram o Brasil dos nãocomuns, astutamente divididos, e espichar a conta para um futuro voo cego. Um feito de pura argúcia, uma consagração dos novos dirigentes algozes do poder nacional.
Reconhecer as belezas do Rio, a magnitude dos Jogos, em nada desmerece o que se espera poder receber como retorno deste fato histórico. Muitos não viverão o suficiente para ver o tamanho do precedente aberto hoje. Nunca um circo foi tão bem montado. Foi uma grande jogada feita com grandes rompantes e sem qualquer preocupação em prestar contas de nada. Todos cantando: "eu vim só pra saber/se você Rio de mim, até 20!6".
De roldão, o poder do marketing que já foi esportivo e que agora é coercitivo. Na essência, a mentira deslavada que faremos campeões olímpicos até a data e, pior ainda, que virão dos morros, favelas e da periferia desprotegida. Tudo num passe de mágica e nos lugares que as demais periferias, nem sonham que estão pagando.
Agora os inimigos do Brasil são apenas os que apontam as perigosíssimas relações entre perpetuadores de cargos desportivos e a sua petulância em gastar recursos públicos. Acreditam-se desobrigados a dar explicações sobre seu uso. Erros incríveis acontecem nos planejamentos e são acobertados nos fóruns apropriados: na economia e na futurologia, deles.
Os que levantam dúvidas sobre o sucesso desta gente, são profetas do pior. O histórico das suas trapalhadas é mantido fora do palco e, os que vivem de apontá-los, censurados. O Brasil antes enfermo responde e respira por aparelhos, mas não tirem o tubo antes de 20!6. Overdose mata!


MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com

* "Que o sabor da sua pele me revele e nos alimente!". Beijos, Amo você!
* O futebol pelotense tem necessidades imediatas de buscar carona no futuro. Este ainda não é feito por aqui. É enfiado goela abaixo. Uma transição dificílima entre aceitar o novo e suportar as mesmas canalhices.
* Os torcedores se filiam à paixão, os dirigentes buscam a razão. Os novos tempos quando chegam por aqui, já estão na terceira idade.
* Esta coluna não aceita e não compactua com o aprisionamento e o afastamento da sociedade do seu sagrado direito de ser livre para cuidar do seu destino e fiscalizar o governo. Portanto não me considero vencedor neste grande esforço para projetar o país através do esporte.
* Embora sempre tenha tido este sonho, sinto-me enrolado e ludibriado, pois isto que vivemos tem ares de engodo. Dilapida e empurra a Nação numa falsa caçada ao tesouro, desprotegendo-a da liberdade de expressão e ressuscitando a censura.É duro ver a bandeira brasileira como um cheque em branco nas mãos dos privilegiados, e como um atabaque nas mãos dos explorados.

Contador