09 fevereiro 2013


NEM RAPA, NEM TACHO
“O Carnaval está no ar, o Brasil vai parar, mas o seu bolso continuará a definhar. A Inflação está sambando”. (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
          
     Para dar ao País um projeto autêntico bastaria que a Constituição e as Leis fossem cumpridas. Mas infelizmente elas são “compridas” e comportam uma série de escapes ao seu próprio texto. Tais desvios são explicados quase sempre pelo nível econômico das partes. Quem tem mais poder e dinheiro consegue contratar os melhores e mais onerosos defensores. No plano esportivo os escapes são mais fáceis.
     Um poder esportivo como o COB, tem na mão um grupo seleto de pessoas. Presidentes de Confederação que se juntam a ele para garantir sua permanência e sua longevidade no cargo. Outros presidentes que ousarem fazer oposição são imediatamente proibidos de frequentar a Corte. São alijados do convívio e preteridos em apoio, recursos e viagens. Não importa qual seja o esporte e nem a sua imprescindibilidade ficará de fora dos projetos e de recebimento de recursos.
     Em tese, ninguém negocia com São Pedro, se tem acesso a Deus. É assim que as coisas se comportam e são gerenciadas. No caso do COB, ninguém jamais conseguirá opor-se ao seu presidente, sem ser defenestrado. Ele, Carlos Nuzman e mais alguns fiéis escudeiros e gananciosos como o governador do Rio e outros inocentes úteis, abraçados ao Inácio, o “alegre” fizeram do País, um clubezinho de fim de tarde.
   Sem contar a quantia escrachada que o Brasil garantirá à FIFA e ao COI, os quais têm a garantia do Governo brasileiro que não perderão receita, apenas as levarão embora daqui, sobrou a vitrine de Poder. Acoplados e cooptados sonham em poder compartilhar, em algum dia ou momento, da farra feita com as economias nacionais. Dentro do plano diretivo esportivo ninguém é do povo, são todos do “polvo” e seus tentáculos.
    É por estas e por outras, que a indignação nacional (se é possível, sem orquestração) saiu de cena para ir lamber os fundilhos de quem é assim esportiva e politicamente, tão forte, tão astuto e sem a menor preocupação de ser cobrado. Não, definitivamente, não temos oposição em nosso Brasil varonil, a caminho de ser empobrecido e senil. Nem rapa, nem tacho!


*      "A Colombina e o Arlequim resistirão até o fim”. Com muitos Beijos!
*      Cassaram o alvará de Pelotas e atrasaram o Carnaval. Já tem gente que é contra a fiscalização. Em mais alguns meses poderá voltar tudo à vaca fria.
*      O Brasil também será em breve, o maior exportador de talentos esportivos. Tem gente procurando. Que não sejam traficantes.
*      Do papo, por papo: aposte qual será o elefante branco mais caro dos construídos para as Copas no Brasil e ganhe um “habeas corpus”.
*      Este período do ano só tem marola. O Tsunami já está a caminho.
*      Pe. José Schramm nosso grande amigo, nos deixou. Deus quis assim.
*      Pelotas precisa de um grande ginásio municipal de esportes. O Ginásio Esportivo do colégio Pelotense precisa de reparos. Além disso, precisa atender à grade curricular desportiva dos seus alunos. Se houver uma.
*      Basquete 3 x 3, só na quadra em mandatos, não há limites.
*      Eleição na Confederação Brasileira de Basquete (março/2013): primeiro traço de cerceamento à livre imprensa. Carlos Nunes (foto), gaúcho, nascido na Região Sul é o atrevido da vez. Se fizer escola passa toda a boiada. Ele impedirá a Imprensa de conhecer as contas da CBB. Candidatou-se a mais um mandato, o que ampliará o seu. Do blog Bala na Cesta.


MUITA ASTÚCIA E MUITA DENÚNCIA
“O nascimento e a vida são fatos individuais, tem hora e jeito. Só a morte pode ser um evento coletivo”. (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
          
     Estamos em ano de Copa das Confederações e no prosseguimento o ano de Copa do Mundo (2014). No eterno país do futebol tudo parece ter virado uma pelada. Dizem que o País mudou, mas na essência pouco se alterou. O modo irresponsável de gerenciar e o jeito estranho de governar, não parecem ter fim. Um infindável atropelamento de etapas produz uma pressa irrecuperável, de gastar o dinheiro de todos, em eventos que comprometem as finanças do País.
     De uma hora para outra viramos potência rica e vamos bancar ainda (2016) a Olimpíada do Dr. Nuzman. Como um coelho tirado da cartola vão sendo liberadas grandes quantias para a gastança que vai lotar nossos cofres de dívidas, em detrimento de uma série de serviços imprescindíveis do cotidiano. O dinheiro que tem está sendo gasto para encher os cofres de grandes entidades internacionais. Legado zero e conversa mole.
     Dentro do nosso Território escolhido a dedo e com a euforia de um menino travesso, o Gigante vai perdendo a sua própria natureza, agora caído e esfoliado. Pouco pensante e exibido, o Brasil não perguntou aos brasileiros se é justo comprometer-se para fazer a alegria dos estrangeiros, associados ao Brasil, por molecagem de alguns senhores tupiniquins.
   Consideramos um escândalo, a forma apressada que, sem uma consulta popular, nos prontificamos a bancar os lucros e os eventuais prejuízos da FIFA e do COI. Algo típico de quem quer se meter de pato a ganso. Seria ingenuidade imaginar que tais propósitos aconteceram sem que houvesse a politicagem e seus vassalos. O Brasil cheio de carências coletivas vai esnobar. O Ministério de Esportes tornou-se feudo do PCdoB que põe na dança, quem bem entende. Não existe um plano Brasil para o desporto nacional.
    Existe, sim, um plano internacional de comprometimento. Quando alguns políticos se refestelam assumindo posições de vitrine nos organismos nacionais, muitos outros fazem vistas grossas e se omitem de conhecer a verdade. Denúncias de toda ordem surgem praticamente em todo o processo de construções de estádios e ninguém sabe o quanto disto tudo é verdadeiro. Pior que inferno gerencial é a cegueira coletiva.


*      "Pequeno frasco, grande perfume. Tal qual ciúme”. Com Beijos!
*      A seriedade da morte coletiva por irresponsabilidades conjuntas é objeto de dor individual. Não deveria receber a rapinagem de certos momentos, por parte de alguns prepotentes da mídia dos horrores. Audiência também condena. Só não é mais triste do que a dor de quem fica.
*      É possível fazer um grande evento sem drogas, sem bebidas e sem os fornecedores? Talvez não, mas sem irresponsáveis, jamais.
*      Próxima eleição: Renan Calheiros na CBF e no COB. Ética é isto.
*      Do papo, por papo: A arena do Grêmio/POA começou pelas ruínas?
*      Dança de técnicos no Coca-cola 2013. Não mudou nada.
*      A CEEE não resiste a temporais. Doze Horas sem energia. Agora todas as tempestades têm valor agregado e os prejuízos vão para qual bolso?
*      Pelotas está preparada para reagir aos muitos novos métodos de violência? Não falo de colarinhos brancos, porque sujam.
*      Os tenistas mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo cometeram uma epopéia nos Estados Unidos, ao derrotar a dupla dos irmãos Bryan, a melhor de todos os tempos, pela Taça Davis, na Flórida. Um fato, dentro do fato. Três a dois, parciais 7/6, 6/7, 3/6 e 6/3. A platéia ainda não entendeu de onde veio a bolada e o amarelão.


Contador