14 fevereiro 2009




MINISTÉRIO DO ESPORTE MUDARÁ DE LUGAR NO PALCO?
"Não jogue fora sua carreira política. Ela é uma oportunidade ímpar de conseguir pares imperfeitos!". (Autor Próximo) -
alerme@ig.com.br

“O Ministério do Esporte vai apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no prazo de 60 dias, uma proposta de decreto para regulamentar a distribuição dos recursos da Lei Agnelo-Piva, de forma a beneficiar também os clubes formadores de atletas olímpicos. O anúncio foi feito na manhã de quinta-feira (12/02), pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, após reunião com representantes dos Clubes Formadores de Atletas Olímpicos”. Esta notícia é veiculada pelo próprio Órgão.
Como todo documento oficial, ele nos possibilita especular sobre seus objetivos. O Ministério tem parecido mais um apêndice das entidades de administração desportiva do País, do que, propriamente seu órgão regulador e fiscalizador. Isto não significa, no entanto, que não haja entrosamento entre o Governo e elas. O que parece saltar aos olhos é que acendeu a luz amarela. Os partidários do Governo correm para aproveitar melhor os holofotes. A saudável reunião com os Clubes Formadores de Atletas Olímpicos é um corretivo de rumos dantes trilhados.
Até em tão, pouco contestados. Ou seja: ela escancarou e confirmou a desconfiança do atrelamento. O Ministério faz da sua subserviência um “mise-en-sciène” para demonstrar sua suposta capacidade de ser “ouvidor” e agenciador de mudanças. O Governo se faz de executor da vontade popular, justo onde ela nem é convidada a exprimi-la.
O episódio só faz reaproveitar os vícios (o pedido de uso MP é o menor deles), pois na sua essência leva ao Ministério, outra vez, fachadas orientadoras do esporte nacional, exclusivo dos reivindicantes. "Essa parte iria para a Confederação Brasileira dos Clubes, que repassaria o dinheiro para aos formadores." Ou seja, mais um “novo” feudo, dentro do feudo.
"Com decreto presidencial nem seria preciso passar pela Câmara e pelo Senado", falou Sergio Bruno Zech Coelho, presidente do Minas Tênis, que preside o tal conselho de clubes, a respeito da modificação proposta e anunciada pelo Ministério, como forma de prestigiar os requerentes.
Para que tudo corra bem na audiência, o indispensável: o presidente do COB, Dr. Carlos Nuzman, estará fora do Brasil. Toiing!

MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Um pouco de você, no muito que lhe busquei. Um pouco de mim, no muito que me pediu. Tudo de nós é bem dito, a uma só voz". Amo Você! Beijos!
* O futebol do Brasil de Pelotas sobrevive de angústia mais do que de jogo. A frieza dos números impede a confiança no trabalho, também primordial. Mas o esforço precisa de recompensa.
* Alguns conceitos sobre qualidade de vida têm sido apenas discursados, e muito pouco praticados. Os passeios públicos são parte desprezada desta desacertada relação entre a apologia e a execução.
* Fortaleza/CE é uma delícia. Na companhia do pequeno William meu amigão (na foto comigo), fica muito melhor.
* A nova presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Maria Luciene Resende (foto), assumiu a entidade nesta sexta-feira em Curitiba pedindo a união das federações e dos clubes "para que possamos conquistar mais espaços". Entre as propostas está a criação, ainda este ano, de mais 11 centros de excelência de ginástica, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Contador