03 fevereiro 2010










ESPORTE PARA TOLOS & OUTROS QUINTAIS




"Imprensa é mal necessário? Então, Governo e Política são remédios falsos". Autor Próximo – Airton Leite de Moraes – alerme@ig.com.br

Está cada vez mais difícil fazer da informação algo que realmente valha o conteúdo mostrado. Tal acontece, não pela ausência de assunto, mas pela maneira como ela se faz repetitiva. A modernidade e o braço forte do Poder (censor e dissimulado, às vezes), faz de todos, um único bloco. A forma serve como desculpa para se falar do que se quer, sem que se precise dar a conhecer as intenções. O bordão, com imagem animada e som maciço é sempre editado. Aparece o que serve, a quem divulga.

Nesta coluna nunca duvidamos da prática desportiva, suas benesses e qualidades, e como desportistas jamais fomos contra ou do contra. Os que têm senso crítico são assim catalogados hoje, ao discordarem da maneira contravencional que ele é imposto à sociedade. Esta ação esportiva (ou seria arrastão?), acelerou-se a partir do bombardeio midiático, casuístico, laboratorial e autoritário, da Copa de 20!4 e o R!u 20!6.

O plano criado no atropelo, por esperteza político-partidária-desportiva aproveitou-se do momento e de uma fraude bem sucedida (Pan-2007), para arrastar o País à gastança destemperada. Uma nação carente de educação básica, consciente e digna, pagando por sua mudez.

A qualidade individual de alguns cidadãos (atletas e profissionais), serve de fachada para projetar o Brasil de hoje, para um futuro pós-fabricado e que se encontra foragido da decência democrática, em lugar incerto e não sabido. Um povo sem capacidade de responder ou entender, ao menos, o domínio total do Governo, atropelando a seu bel prazer, as instituições e os poderes legalmente constituídos.

Nesta coluna não há orgulho em notar que aqueles que ainda "pensam e comem" estão ameaçados pela delinquencia blindada, pela morosidade e pela desorganização social induzida. Quem nos defenderá?

* "Beije m'alma e alegre minha pessoa. É bom!". Beijos. Amo você!
* O Farroupilha estreou com vitória. Dia de sorrisos. O Pelotas venceu o Ipiranga e já não tem tantos motivos para descrer do que fez até o presente. O Xavante espera que a próxima terça-feira seja "gorda", tanto quanto a de Carnaval. Uma incógnita de bom tamanho.
* No Gre-Nal de Erechim eu só pensei em ganhar. O coração do meu "gremismo" não admite contestações. O futebol é meu monólogo, risos!
* E ainda há quem ria das entrelinhas. Algo prepotente e de quem acha que todos os leitores são obrigados a entender tudo, exatamente do modo como soberanamente pensaram e escreveram, sem reparações. Vale também para as palavras que cruzam os ares, e para bytes e megabytes.
* Notável: na esquina da Rafael Pinto Bandeira com a rua Barão de Sta. Tecla cortaram o mato que havia no ponto de ônibus e recolheram o lixo. É bom ver que alguém se ocupou de fazer um trabalho necessário. Autor Desconhecido, mas que bem mereceria ser conhecido.
* É estranho: as infraestruturas e as construções para Copa de 20!4 e o R!u 20!6 preocupam vários setores brasileiros por atraso e, também, pela multiplicidade de controles criados com muita pompa e de cuja eficácia e eficiência muitos duvidam, pois o Sr. Ih!nácio não quer ser tolhido.O Bip-bip ao lado vai cuidar das obras e o TCU e o Senado, nem aí!

Contador