05 junho 2007




DOPING NO ESPORTE É PREOCUPAÇÃO CONSTANTE (*)
"Só do Homem é que se pode esperar a desumanidade!". (Autor Próximo) Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

Considera-se como doping a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo. Sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou à de seus adversários, ou contra o espírito do jogo. Quando duas destas três condições estão presentes, caracteriza-se o doping, de acordo com o Código da Agência Mundial Antidoping. (AMA). O Código da AMA foi já aprovado por distintos setores do Movimento Olímpico e por Autoridades Públicas.
O código entrou em vigor no dia 01/01/2004, em cinco continentes, propiciando uma harmonização de regras e procedimentos. O doping contraria os princípios fundamentais do Olimpismo, do esporte e da ética médica. É proibido, como também o é recomendar, propor, autorizar, relevar ou facilitar o uso de qualquer substância ou método incluídos nesta definição. O progresso permanente da Farmacologia, da Medicina e das Ciências do Esporte faz surgir constantemente novas formas de doping.
Usadas, incrementam artificialmente o desempenho, o que torna necessário uma legislação dinâmica, atual e suficientemente abrangente. Aqueles que de alguma forma participam ativamente do esporte de alto rendimento, como atletas, treinadores e médicos especializados, devem buscar atualizar-se constantemente para evitar o uso acidental de medicações que possam ocasionar uma infração da regra de doping.
(*) Do livro "Informações Sobre o Uso de Medicamentos no Esporte", com prólogo do Dr. Nuzman, do C.O.B., Depto. Médico, 5ª edição, RJ/BR/06. Nos registro de doping no PAN, de 1979 a 2003, se nota a relação entre o nº de casos e a melhora dos controles. Menor técnica de controle maior número, maior técnica, menos casos. Nenhum brasileiro.
No livro pode-se consultar rapidamente se um determinado produto, produzido aqui ou no exterior, pode ser usado em competição ou fora dela, sem risco de sanções por uso de substância ou método proibido.
A reconhecida capacidade dos profissionais brasileiros, no combate ao doping esportivo, também se mantém pela prevenção.
MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com
* "O coração se alimenta de paixões e a vida, de razões!". Beijos Muitos!
* Quando violaram os direitos individuais do caseiro Josenildo Santos Costa, assegurados pela Constituição, Renan Calheiros também se mostrou indignado com aquela invasão, ou foi só agora no seu discurso-justificativo (!) perante o Senado?
* Aliás, sobre o tal assunto de proteção às liberdades, o presidente Lula foi de uma pobreza de convicções e de uma preocupante e explícita mediocridade, quando se manifestou sobre o crime de lesa-expressão, perpetrado por Hugo Chavez, na Venezuela.
* Inócuo, subserviente e ameaçador – para quem se preocupa, é claro – ao falar, no melhor estilo Fernando Henrique, lá de fora, com ares de recado para a Imprensa Brasileira. O tal de respeito à faculdade de cada país de resolver seus assuntos internos, seria chiste, não fosse um ato deliberado de exposição de intenções, de quem se vê ameaçado pelas trapalhadas dos seus camaradas e aliados (de sua própria escolha ou aceitação), expostos na mídia nacional.
* Até quando vamos ficar brincando de democracia e liberdade de expressão? O tempo está encurtando e tem muita gente fingindo que não sabe. Quanto menor o espaço da engorda, mais rápido e pesado fica o búfalo. Em breve, não haverá cancela que o mantenha no pasto!

Contador