09 junho 2008




ESPORTE, JOGO E RISCO
"O primeiro celular brasileiro foi um espelhinho europeu. O Arcabuz, apenas pôs ordem na fila". (Autor Próximo) -
alerme@ig.com.br

O Dr. Humberto C. Luzzardi foi um dos grandes mentores do antigo Conselho Municipal de Desportos de Pelotas (CMD). Ele deu forma e conteúdo ao órgão criado pelo Município, que durante vários anos, atuou no planejamento, na orientação e movimentação do esporte local. No organismo - que conseguiu reunir desportistas, educadores, profissionais, ex-atletas, pais, alunos e atletas - foi marcante e acabou por atuar (com apoio de serviços voluntários, sem ser uma OGN), na execução de eventos.
Ele não fez a Lei, mas deu diretrizes ao CMD para que todos soubessem de que forma deveriam agir e os motivos para tanto. Citar seu nome faz recordar que ele sabia e, já naquela época se preocupava, em determinar a diferença entre jogo e esporte. Alguns pragmáticos o achavam entediante, tal sua capacidade para pensar as ações e os seus "porquês". Porém, a atualidade lhe faz justiça. O tudo e o nada - hoje - se misturam.
O esporte está em qualquer conjunto de regras modernas, inventadas por algo que agregue a cara do tempo: fachada, mídia, dinheiro - e quem dele se locupleta - e a violência que finge ser indispensável. Tanto faz se é "sorte ou azar". Basta arrolar e conceituar propostas, ainda que vazias e que nada tenham a ver com os desafios naturais do indivíduo. A adrenalina é hoje uma droga sintetizada pela ganância. Pouco mais, não é.
O sortilégio - criminoso, conceitual, consentido - é, ainda, protegido e assistido por quem deveria reduzi-lo. Influi e deturpa. O risco é parte supostamente controlada, mas está adequado ao que se vive. Colocam-se crianças vergonhosamente à frente de um mercado que não sabe diferir a vida, da socialização, da celebração ou da deturpação.
Tudo vira esporte se houver o que lucrar e, portanto, de nada se pode divergir, sem o risco de ser tão "entediante" quanto o corajoso Dr. Luzzardi. O prof. Lamartine Pereira da Costa alertava para a "corrida" às praticas de violência (importadas), acobertadas como esporte, já em 1980.
Quem buscou entender o que depurar no esporte para mantê-lo a serviço dos homens, está atualmente ultrapassado e morto: de vergonha!


· MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

· "Sinto nos meus poros os dons dos seus cuidados, expressos em suspiros abafados e permaneço acordado. Sempre!". Amo você! Beijos Muitos!
· No Programa Nacional CAIXA de Apoio a Corredores de Rua de 2008, na Relação de Atletas Beneficiados estão contemplados: 4 mineiros, 3 paulistas, 1 baiano, 1 tocantinense e 1 carioca. No feminino: 6 paulistas, 1 baiana, 1 paranaense e 2 brasilienses. Ninguém do RS, entre os vinte nomes.
· O programa beneficia apenas atletas de elite. O vencedor da 14ª Maratona Internacional de São Paulo, em 1º/jun/08, o gaúcho Claudir Rodrigues, até então, tri-campeão da maratona de Porto Alegre (2002, 2004 e 2006), não está na lista, não é atleta de elite ou não teve conceito na época de ser incluído.
· O técnico de futebol feminino e diretor do Pelotas/Phoenix, Marcos Planela retornou de Brasília/DF, entusiasmado com a audiência pública na Comissão Permanente de Turismo e Desporto. Ele acredita que haverá em breve um projeto nacional para o futebol feminino, pois a demanda exige.
· Hoje, às 19h, no estande do Empório Pelotense, na 16ª Fenadoce, meu parceiro (no jornal "Vida Norte"), e amigo, Laureano Bittencourt (foto), lança em coquetel para convidados, outra série de Cartões Postais. Ele expõe ainda, na Cidade do Doce, as fotos da sua mostra "No caminho de Machu Picchu".

Contador