21 julho 2007


PAN 2007: DENÚNCIAS CRESCEM E O DESCASO CONTINUA
"Deus é brasileiro, mas o diabo é dirigente oficial". (Autor Próximo)
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

Os atletas de vários esportes estão perdendo a paciência e denunciando do modo que podem - seja por entrevistas pessoais, cartas ou postagens eletrônicas - os aspectos transversos das suas relações com os dirigentes e administradores desportivos. Falam em descaso, desorganização, critérios seletivos dúbios, prazos mal determinados de preparação, autoritarismo explícito. Os policiais federais denunciarão a falta de condições de trabalho (in)disponibilizadas para que operassem, etc.
Há reclamos do público, espoliado e extorquido no serviço de alimentação. Por preços abusivos - água mineral a R$ 4,00 - alimentos mal preparados e cobrados ao bel prazer do atendente, listas de preços escondidas; a proibição de levar lanches e por aí vai. Aliás, a concessão deste serviço e o de bilhetagem eletrônica estão sob suspeita, também. Completam o quadro de indignação geral, "assentos numerados" que sequer existiam, vendidos para locais de alguns espetáculos, (fraude).
Dizem que várias questões estão sendo levantadas e que deverá ocorrer provavelmente, uma chuva de ações contra o C.O.B. como resultado desta aventura de atropelos à Lei do Consumidor, do Torcedor e de concessão de favores a amigos e parentes, em lugar de licitação. Questionamentos sobre isto são feitos amiúde, sugerindo abertamente a influência de Nuzman ou de "laranjas". No meio disto, medalhas pelo ralo.
Do ponto de vista do Pan 2007 e dos atletas, alguns realmente triunfaram e foram apoiados corretamente, mas especula-se que o custo é o de renunciar à contestação e ao pensamento individual. O atleta não tem vez quando não está atrelado ao modelo administrativo hereditário e imperial que tomou contou do esporte e da política brasileiros.
É preciso separar, os dirigentes e seus tentáculos, dos atletas e da competição, na hora de torcer e se emocionar. Os atletas de ponta poderiam retribuir, sendo exemplos de conscientização pública. Ainda dá tempo!
Em nome do esporte se fez um grande bacanal com o dinheiro do povo. Pena que esta farsa se dissemine e se prolongue até 2014... 2016!


· MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com

· "Chove em mim, de ti, de tanto, tanto, que me encanto!". Beijos muitos!
· O Pelotas vem embalado tentando fazer sua parte. No Xavante, a temporada ainda é aperto de mão. O Futebol em Pelotas ainda sobrevive!
· Declaração e contundência do medalhista do Taekwondo, Diogo Silva, (foto), 1º Ouro do Pan 2007: - "Tive que investir R$ 5 mil do meu próprio bolso para poder competir na Europa. Estava guardando esse dinheiro há dois anos para comprar um carro para minha mãe. Ela é manicure e trabalha na casa das pessoas. Precisa se deslocar muito".
· E prossegue: "Pensei muito quando precisei gastar esse dinheiro, mas agora com este ouro, tenho certeza que vou poder realizar o sonho de dar este presente para minha mãe no futuro", disse, antes de afirmar que, em sua opinião, esporte e política andam sempre juntos.
· "Na minha opinião, muitos atletas pecam por não se envolverem com a política. Na minha cabeça, esporte e política caminham lado a lado. Nós somos ícones, somos exemplos. Muitos atletas vitoriosos poderiam se esforçar mais nesse sentido. As pessoas em casa poderiam ouvir coisas mais úteis para o seu dia-a-dia", completou. Fonte: (sic), Terra Esportes.Dia 29 de julho (domingo próximo), uma grande procissão motorizada encerra a Festa de São Cristóvão, da paróquia do padroeiro dos motoristas. Às 13h, almoço comunitário (ótimo). Reservas pelo fone: 3223-2070

Contador