30 março 2013


ENGENHÃO: PRIMEIRO GRANDE ALERTA
“Olhe no seu bolso o governo e o desgoverno. Veja na sua mesa, as promessas e realidade. São diferentes”. (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
          
     O técnico gaúcho Enio Andrade quando vivo, tinha um bordão que iniciava as respostas que dava aos repórteres. “Como eu sempre digo” e partir daí seguia sua explanação. Aqui, bem se poderia dizer o mesmo, no início desta coluna, quando o assunto é a possível derrubada do estádio João Havelange (só podia), o chamado Engenhão. Para quem não lembra o tal estádio está com um acomodamento 50% maior do que o previsto.
    O Engenhão é um dos “legados” dos Jogos Pan-americanos do Rio 2007. Pois parece incrível, para não dizer trágico, que aquele local seis anos depois, já estejam causando tamanho bate boca, porque pode desabar a qualquer momento. Quem nos acompanha sabe que cheguei a levantar a hipótese sobre esta e demais obras feitas para serem legados do Pan 2007.
   Na ocasião imaginávamos que poderia haver erros ou falta de cuidado no uso dos materiais projetados. O País tem mais tradição de chorar tragédias do que evitá-las. Chama a atenção também, onde justamente, foi acontecer, esta tal tragédia anunciada e quase concretizada. As entrevistas oficiais são o retrato do Governo e do Desgoverno.
    Na iminência de cair a cambaleante obra, o prefeito do Rio vaticinou que “não vai demolir o estádio”.  E disse mais, que conseguiria recursos financeiros para o que fosse necessário. Muito fácil. Para o Rio/RJ, No Riudenóis, tudo é facilzinho. Fazem porcarias no Rio/RJ e o Governo despeja a grana do Brasil todo, para o conserto e festa de reinauguração.
   Incrivelmente o presidente do COI e membro do COL (Comitê Organizador Local), está na dele. De desapropriação, em desapropriação vai demolindo o que vem pela frente. O Sr. Carlos Nuzman finge que nada é com ele.
     A tal conversa de legados, agora é dita sobre as obras de entorno e de mobilidade urbana, justo as que seguem paradas ou atrasadas. O Governo caiu nesta armadilha e agora se responsabiliza até pelos danos causados por planejamentos que foram feitos para enganar a sociedade. Pouca vergonha.


*         "A Páscoa é renovação para o coração que aceita”. Com beijos.
*      A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smed), e a Fundação do Esporte e Lazer do RS (Fundergs), realizam dia 02 de abril, o I Fórum Regional de Gestão de Esporte e do Lazer. Começa a partir de 18.00 horas.
*      Quando a rivalidade é grande, só vencer não basta. Tem sempre uma crise sendo proposta para o derrotado. É preciso muita estrutura e planejamento para superar o momento ruim do perdedor.
*      Algumas questões de saúde não se resolvem com politicagem. Olho vivo e pé ligeiro!
*      Além da gastança na confecção das obras das Copas, já está mais do que na hora de olhar os projetos de alto a baixo, de cabo a rabo. Tem legado que não se sustenta em pé, apesar de todo o discurso. O Brasil não tem tradição de manutenção. Se houver mal feito, que se pegue o malfeitor... Antes.
*      “Do papo, por papo: o Gre-Cruz afundou o barco.”
*      Pegou mal o cancelamento do vôo da Trip/Azul, na semana passada. Esperemos que tenha  sido apenas um alerta. O Aeroporto Internacional de Pelotas merece maiores cuidados no ar e no solo. Não é brincadeira de aviãozinho vai gente e reputação dentro dele. Aí a coisa pega.
*      Atendimento de urgência sem médico para dar acompanhamento é também uma falta grave, que pode ser também falta de planejamento e gerenciamento do serviço.
*      Arthur Zanetti é possibilidade de medalha em 2016. Se tudo correr bem.

Contador