12 outubro 2008




O DIREITO DA CRIANÇA NO ESPORTE
"A Economia é uma ciência humana. Os humanos, porém, não sabem disto. Beber água, não é saber nadar". (Autor Próximo) -
alerme@ig.com.br

Por favor, sou uma criança. Eu nem devia estar dizendo isto a vocês, já que vocês juram que me protegem e me cuidam. Escrevem textos que não entendo, mas de todos ouço que é para o meu bem. O que digo agora, provavelmente não fará diferença. Poucos me escutam. Eu tenho sido tão dirigida que não tenho tido tempo de brincar. Sim, eu sei que praticar esportes é coisa boa. Eu gosto. Só não entendo porque eu devo apenas fazer o que me obrigam. Eu gostaria de ficar brincando até crescer.
Se não fosse pedir muito, eu desejaria que não gritassem comigo o tempo todo quando eu estivesse competindo – algo que me deixa frustrada e muito. Eu gostaria também de me divertir – o que não é possível quando me incentivam além das minhas forças. Fico triste quando me censuram e me comparam a alguns outros que são maiores do que eu. Eu gosto de jogar, mas não gosto de me sentir menos do que os demais.
Acho que alguém quer me apressar. Talvez para que eu fique igual a algo ou alguém, que não sei ainda se vou querer imitar, só porque é rico. Eu sei que não tenho escolha. Eu sei que escolher para o restante da minha vida, neste momento, é algo impossível. Fico me perguntando se fizeram isto com vocês adultos quando pequenos. E será que funcionou como dizem que funcionará comigo? Tomara que estejam certos.
Olho à volta deste cantinho, aqui arranjado como local de jogo – melhor do que aquela pracinha inaugurada com banda, mas que os adultos e os que vivem da violência tomaram para si – e ainda assim, não vejo muita diferença do modo bruto com que lá me tratavam. Todos me olham de cima para baixo, mostram-me como não sou e seguem sem me ouvir.
Sou criança ainda, mas não deixo de observar o olhar dos adultos em meu redor. Toda a angústia dos meus pais; toda a atenção dos que nos cercam e que dizem "apostar" na gente. Tomara que eu possa ser o que desejam, caso contrário me põem de volta nos cruzamentos.
A criança mal dirigida não voltará a abraçar. Penso que posso ser feliz de outra forma, mas nem no Dia da Criança, eles acreditam em mim!




MEMORIZANDO

· "Minha cabeça na parede, sob as nossas, meus lábios entoando em teus ouvidos. Urros de nunca dantes, suados e bastantes". Amo você! Beijos!
· Voltei de Fortaleza/CE onde a prefeita do PT Luizianne Lins passou a régua, já no primeiro turno, no gaúcho de Porto Alegre, Moroni Torgan. Eu, lá, justifiquei... Muito bem acompanhado. Conto o restante, aos poucos.
· De volta à Pelotas descubro que houve mais reencarnação do que renovação. Aqui, todos satisfeitos, menos os desafetos. A cidade, outra vez vai ao bueiro. Com todo o seu lixo de campanha.
· No futebol, o de sempre: sufoco geral, alegrias e decepções, mas o meu amigo Beto cumpriu a palavra. Saí, voltei e continuo líder do Brasileirão. Risos!
· O aeroporto de Brasília e o Salgado Filho são gêmeos: servicinhos mixurucas e pura pose!
· O Xavante com a vitória de sábado continua aceso. O Pelotas faz 100 anos de sua história jogando e vencendo. Melhor forma não há!
· Semana acadêmica da ESEF/UFPel com forte contexto de novas inferências no mercado de trabalho. Olhar adiante?
· Quem chega ao coração, tem feliz recepção. Não é, Querida? Risos!




PROJETAR, GANHAR E GASTAR
"Com politicagem e bons escroques, o País seguirá a reboque, livre para voar e proibido de aterrissar". (Autor Próximo) -
alerme@ig.com.br

Todo o processo de ampliação do esporte no Brasil passa por uma concentração de esforços despóticos – em sua prática – independente do seu mote (sempre supostamente socializante), da sua didática e do exatismo sistêmico exigido como "know-how" na montagem de um projeto. Crescem os olhos dos que campeiam recursos e todos se adaptam às normas com atenção redobrada. Ao final, o que vier é lucro e resolve, quase sempre, problemas da estrutura e dos que retiram a grana do cofre comum.
A falta de transparência nota-se muito ao término de alguma ação comprada ao erário. Principalmente, no modo como é negociado e alcançado o efetivo manuseio dos volumes. Este pequeno "affaire" – não tão pequeno quanto tão bem escondido – não integra o elenco do conhecimento partilhado oficialmente nos treinamentos ofertados. A tônica é correr atrás de grana onde ela estiver. A do esporte está no social (?).
O Governo e seus mentores operam o sistema com boa dose de distância no que não lhe for de interesse. Desta forma empresta ao trato destas questões esportivas, algo muito maior do que o dinheiro que sai do bolso alheio. Democratizando recursos, pulveriza-o em várias frentes – acessíveis, em tese, a muitos atores e uma grande platéia – e passa a imagem que têm um projeto esportivo e recursos para executá-lo.
Nas costuras dos projetos bem embasados vão acontecendo os desdobramentos que ensejam a névoa e por ali, os personagens vão se encontrando, aos trancos e barrancos. Cada qual fingindo que não sabe o destino que os fez chegar ali. Quem está fora da neblina, não percebe os movimentos que ali são concatenados.
Cobrados pela mídia e instigados pelo Tribunal de Contas da União, os responsáveis pelo Comitê Organizador do PAN RIO 2007 lançaram nota oficial para justificar-se das acusações de não prestar contas. Esta pequena e iluminada ilha de gestores é uma gracinha não?
Há um relatório que se supunha não ter havido. Reserva de informação e petulância. Parece coisa de criança, mas não é. Estranho, sim!

MEMORIZANDO

· "O dia amanhece invariavelmente na sétima hora. O espreguiçar não é mais sonho. É um gesto amoroso do nosso dia-a-dia". Amo você! Beijos!
· Embarcou hoje para a Granja Comary a goleira gaúcha e pelotense, Eduarda Duarte Moreira, a "Duda", pertencente à equipe do Pelotas/Phoenix. Ela foi convocada para a Seleção Brasileira de futebol.
· O Mundial de Futebol Feminino, categoria sub17, vai ser disputado na Nova Zelândia, de 28 de outubro a 16 de novembro. Um pedaço da história desta modalidade começa a ser escrita com uma atleta, natural de São Lourenço do Sul e em plena atividade em clube da cidade. Na foto, toda a trupe que circunda a estrela e projeta sua carreira: Duda ao lado, do técnico da Seleção Brasileira sub17, Marcos Gaspar, o técnicos da Seleção Brasileira sub20, Kleiton Lima e Marcos Planela Barbosa. Parabéns a todos.
· No 1º Turno estou fora. Viajei deixando a incumbência para o Beto, do bar do próprio, de seguir líder do brasileirão. Mas o cara distraiu-se e só empatou o Gre-Nal. Como a última impressão é que fica - e no segundo tempo foi 0 x 0 – este empate retardou o nosso sonho por uns dias. Risos!

Contador