19 setembro 2010

ESPORTE E BOAS DESCULPAS

"Iná, Divertida, Mente. Postula e se Imposta concorre e não perde. A gente corre, perde e paga. É uma praga! ". (Autor Próximo) – alerme@ig.com.br  



Na conceituação do esporte muito se discorreu sobre suas poucas verdades tidas e havidas como base. O Professor Freire há muitos anos escreveu sobre elas e mostrou que o decantado afirmativo, também comportava questões de prós e contras. Dizia-se: O esporte é saúde! Ele indagava: O Box faz bem à saúde? Esporte é Lazer! Ele propunha: treinar horas a fio é Lazer? Esporte é Recreação! Ele questionava: com ou sem resultados? O Esporte é Vida! Ele: os desportistas não morrem?

Hoje, a Saúde do esporte é superior ao da Pública, mas a fala de antes é ainda boa desculpa. O Lazer de hoje é tão Lazer quanto são as horas perdidas em filas, mas a fala de antes é ainda boa desculpa. A Recreação de hoje é imposta na Mídia, mas a fala de antes é ainda boa desculpa. A Vida no Esporte mata e Trânsito também, mas a fala de antes é ainda boa desculpa.

Todas as boas desculpas geram projetos e canetaços. O Esporte mudou e a sociedade mais ainda. Os prós são do Governo e os contras são os pagantes que se abastecem de MPs. Há quem "Veja" o que não deve e os que nunca entenderão o que deveriam. Não só por comodismo, mas por formulismo. A Vida é como o Esporte, a Recreação e o Lazer: tem um lado só. O outro, não sabe do que sofre, pois esqueceu que tem voz e carência.

A longevidade é tida como um mal e desassistida pela falta de Educação. A Juventude, um jogo de fins trágicos e banalizados. São valores que não se suportam. Cheios de esperança e de velhos vícios.

A Vida Como Ela É tem pouco a ver com o que a sua emoção plantada em nós, sugere. O Esporte é cada vez mais, um fenômeno de mutismo social. Mas as falas de antes são ainda boas desculpas!






* "Vingar-me é saber-te feliz. Chorar não tem prêmios". Beijos Todos!

* Meu jovem amigo William Bacelar aniversaria no dia 20 de setembro, justo no dia que comemoramos com feriado, a data maior do nosso Rio Grande do Sul. A saudade que sinto se justifica, porque é um bom menino e desejo-lhe tudo que de melhor a vida pode lhe reservar. O essencial ele já tem: sua família. Feliz Aniversário e meu melhor abraço. Dá-lhe Garoto!

* O Tênis brasileiro sofreu outra vez uma derrota fragorosa na Copa Davis, aquela disputa que não vale nada, sempre que somos jogados para o andar de baixo, onde já somos cativos faz tempos. Foi em Chennai, Índia. Esporte de epopeias, também vive de fiascos inesperados. Gordos tenistas indianos, parecendo aposentados, segundo informes noticiosos foram os algozes. Mas a fala de antes é ainda boa desculpa, também aqui.

* Xavante em Caxias/RS e Pelotas na Boca. Tudo longe e tão perto. Quando virados centroavantes e goleiros são peças de dominós, todos têm cor igual. Elas param de pé, mas quando caem, tombam objetivos também.

* A política esportiva tem as mesmas (in)conveniências da sua homônima eleitoral. Roberto Gesta de Mello (CBAt), vai ficar em seu trono até 2012. A democracia no esporte não é salutar, mas a fala de antes é ainda boa desculpa, de novo.

Contador