07 janeiro 2007


PARA-ESPORTES E QUALIDADE DE VIDA
"As notícias violentas de hoje são as tragédias do ontem". (Autor Próximo).
Airton Leite de Moraes – e-mail:
esports@terra.com.br

Todos os múltiplos benefícios que o esporte traz ao indivíduo são obtidos através da intrínseca e insubstituível necessidade de movimento dele. O seu corpo pede por expansão, por motivação e superação. A vida sem isto - sempre se disse – não é possível. Hoje, os Portadores de Necessidades Especiais, sejam elas oriundas da limitação do movimento ou de qualquer outra forma de supressão conhecida, mostram que existe espaço considerável a ser percorrido para se entender do movimento.
Todos os espectadores da vida e dos espetáculos esportivos estão em movimento. Eles são peças importantes no contexto da manutenção deste triplo pedido do corpo, sem exceção. A novidade é a evolução das leituras que podem ser feitas, justo a partir da diminuição de alguma das suas características. O movimento pode ser melhorado cientificamente para contribuir no equilíbrio das pessoas – agentes diretos ou indiretos, plenamente liberados em seus potenciais ou não – e em seu estado corrente.
Uma abrangente contextualização esportiva foi remontada e explicitada para sugerir uma "qualificação especial à vida" das pessoas, independente do padrão corporal por elas possuído. Já não existem os antigos preconceitos que arrastavam ao anonimato e à ociosidade, os que estavam alijados da cena esportiva convencional. Foi o manto da qualidade de vida e da pesquisa científica, que operou a mudança.
Dentro deste salto, os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 – que serão realizados de 12 a 19 de agosto de 2007 – são também um marco divisório para todo o processo de "qualidade de vida", deste segmento social brasileiro. Ele vai também aos holofotes, pois há muito por "expandir, motivar, superar e qualificar", no movimento de muitas vidas.
Aqui sem dúvida, o esporte é "qualidade de vida" e aparece no esforço pessoal dos para-atletas, para além do que se possa imaginar como limitação e exemplificação. Movimentos difíceis, mas superáveis.
A vitória transcende aos próprios louros e resgata as pessoas que a buscam na sociedade, ainda que não atletas. Bons e belos exemplos!

MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Encontro as estrelas do teu céu... na minha boca!". Beijos muitos!
* Alguns caminhos esportivos para 2007 levam diretamente para a consagração dos projetos governamentais para inclusão social dos marginalizados. É um universo restrito em abrangência, pois a proporção de criação marginal é geométrica, e a dos recursos alocados, aritmética.
* Os clubes locais se preparam para a temporada com tudo aquilo que existe de melhor. Depois de tanto tempo, ainda se repete ou não está pronta, a equipe de campo. Fácil de entender e previsível, mas ainda assim, repetitivo. Que o jogo jogado, traga as novidades. Vai ser preciso e muito!
* Até que enfim, alguém lembrou de quem há um contrato com o SESI em área pública. Vai ser suficiente para pressionar no cumprimento do acordado? Isto vai resolver o problema da "Arena de Espetáculos" que a cidade não tem? Duvido! E pensar que na época, acreditei que seria bom negócio!
* O estouro da verba para o Pan Rio 2007 foi prevista aqui há mais de dois anos. As realidades e os interesses são maiores, se diz.

* A minha amiga e leitora Fernanda (que já morou, em POA), e vive agora em Recife, aniversariou no sábado. Mergulhadora, pilota aviões, pratica esportes radicais e talvez até voe sem os aparatos conhecidos. Nem digo em que unidade da dezena dos quarenta ela chegou, risos! Agradeço sua amizade e o carinho de sempre! Desejo-lhe muitas felicidades. De coração!

Contador