22 agosto 2014

O ATLETA E O HOMEM
"A veste faz o homem, mas não modifica a sua alma, nem transforma sua personalidade. A pose encobre.". (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
         
    De certo modo é fácil separar o atleta do homem. O homem precisa demonstrar a sua condição pessoal e entender que faz parte de algo mais importante do que seus haveres e quereres. Traz sua vida no prumo; cresce de dentro para fora, na medida em que vai construindo o seu futuro, já no nível de escolaridade que recebe.
    O atleta não existe sem o homem, mas sob certos aspectos é mais atrevido. Dentro de um conceito de família tradicional, uma infância e uma adolescência, idem, o atleta vai surgir com orientação e vai optar ou não, por ser um deles. Se optar, entrega-se à prática e se lança como competidor. Seu atrevimento é a sua obsessão. Vai até onde fizer por merecer.
     Ao redor de cada atleta há um séquito de coadjuvantes, com a missão precípua de fazê-lo um vencedor. Se for só atleta, não vai entender bem o que tal significa. O homem com o mesmo trajeto, não vai decepcionar, nem a si, nem ao seu trabalho. O homem sabe quando, onde e em quais circunstancias deve parar.
Agora você já sabe que é impossível separar um de outro. O que cabe num, cabe noutro. As exigências não mudam, apenas são mais cristalinas quando se trata de deixar o homem e o atleta, no alto de um pódio. Ambos têm saúde e não querem perdê-la.


*     "A pressa é inimiga da perfeição. Não quebre seus cristais". Sem beijos!
*     A Confederação Brasileira de Voleibol está mesmo abalada com os levantamentos feitos em suas contas, a partir da Controladoria Geral da União. Um exemplo mundial de eficiência e seriedade, nesta fria.
*     O Bra-Pel terminou empatado e moveu interesses de parte a parte.
*     O esporte brasileiro está parado em seus objetivos finais, porque seu caminho foi atravessado pelo esporte de rendimento.
*     Os demais esportes não têm toda a visibilidade e rentabilidade que se esperaria. As entidades que recebem recursos públicos ou de estatais, por seu turno, pouco acrescentam em transparência e aplicação em projetos.
*     O aprendizado correto da prática desportiva faz homens livres e interessados nos seus afazeres. Seja o que for.
*     Um menino com alma e caráter de homem (foto), Guilherme Murray, 12 anos. Disputando um campeonato pan-americano de esgrima, em Aruba, na categoria espada (acima da sua), foi eliminado porque avisou ao juiz que não havia feito o ponto que ele lhe dera. Um fato raríssimo de legítimo fair-play, que infelizmente, não servirá de exemplo, nem a muitos atletas e nem a muitos dirigentes. Este é um verdadeiro atleta e um grande homem.  A idade pouco importa.



Contador