11 janeiro 2009




LIXO SOB O TAPETE DE LUXO
"A vida é suposta pela certeza da morte. Morrer, no entanto, é uma despesa diária e repetitiva, às vezes, imoral". (Autor Próximo) -
alerme@ig.com.br

De tempos em tempos, as arbitragens brasileiras sofrem sob os efeitos das maracutaias patrocinadas por vários dos seus agentes diretivos nacionais. As denúncias feitas por árbitros normalmente caem na vala comum – praga genérica brasileira - e nem sempre encontram na mídia esportiva, a repercussão consistente de outros assuntos. Exceção feita aos grandes interesses (clubes de grandes torcidas), que as usam como cavalo de batalha em seus projetos manipuladores, coniventes ou convenientes.
A profissionalização das arbitragens, por si só, resolveria ou removeria essas brumas que são percebidas com certa constância? O campeonato brasileiro de 2008 foi denso em fatos deste baixo jaez. Ao final, uma palhaçada até hoje inexplicável. A troca do árbitro do último jogo aconteceu de modo dúbio e nada objetivo. Foi um enredo bobo, mas funcionou. Alguém lucrou, resta saber quem, como e com que finalidade.
A semana anterior, sob certo aspecto, parece permitir, ao menos, que se exerça o doce sabor de eleger e exercitar várias "teorias conspiratórias", para aquele tipo de fato. Antes tido como oriundo do nada e para o nada é provável que se juntem os roteiros denunciados recentemente. Negociatas de cima e impostas abaixo, comprando vagas e indicações para arbitragens. Infelizmente, não foi a primeira, nem a última.
A diferença é de que a denúncia partiu da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol e o período comporta bem mais do que notícias de bola rolando. Você lembra de Ivens Mendes e suas ofertas de resultados? Ou de Armando Marques aconselhando a refazer súmulas? Bom, agora vai lembrar também de Sérgio Correa, por negociar (?), arbitragem para jogos.
O futebol brasileiro comporta isto e muito mais porque não respeita os árbitros. Os dirigentes insistem em tê-los como a parte mais frágil, quando se sabe que é deles e por eles que passa o primordial: a fidúcia do espetáculo. Estatutos de Torcedores e outros, (burlados), à parte.
O futebol é tapete de luxo, mas os dirigentes brasileiros geralmente insistem em tratar nossos árbitros como lixo sob ele. Vergonha!


MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

· "O desejo como uma sombra, percorreu seu corpo vindo de trás e, abraçado aos seus cabelos, saciou-se voraz!". Beijos, amo você!
· O futebol local vai reagindo. No Farroupilha, a constância e a credibilidade da mesma batuta: Cel. Poeta e novos coadjuvantes, ou antigos solidários, vide, Dr. Affonso Dentice.
· No Lobão, as dúvidas ou dívidas, trazem a figura do exorcista dispensado da Câmara como pule à presidência.
· E o Xavante de Hélder Lopes põe Danrlei – amor passado de outro Grêmio – para dentro do alambrado. Tudo por aqui, no momento, é na base da expectativa, pois a realidade foi vista faz pouco, em retrospectos.
· Qual é mesmo a função de segurança pública que cumpre a guarda municipal e que a autoriza a estacionar seus veículos sobre o calçadão na esquina do Café Aquários e A. Neves?
· Permanece vergonhosa a situação dos passeios públicos em Pelotas. Já o recolhimento do lixo, dizem, será resolvido com a nova tecnologia que será ofertada em breve.O "Ne-pai-tismo" na Política e na Cultura pode? Nestes casos a Ética é para os tolos, e as oportunidades... para os de berços fofos.

Contador