21 fevereiro 2010




ESPORTE & POLÍTICA: A UNIÃO NOS FAZ A FORCA
"A Nação ronca o Rei na Barriga. A Barriga ronca... se a Urna come-lhe os bolsos". Autor Próximo – Airton Leite de Moraes –
alerme@ig.com.br

Quem acompanha as opiniões sobre a realização dos dois grandes eventos previstos para o futuro (Copa 20!4 e R!U 20!6), nota que muita gente de peso no cenário esportivo nacional, inclusos os comentaristas de futebol, não consegue disfarçar a incômoda situação em que vive. Os profissionais se dividem entre a oportunidade (extase), de inserirem-se na história projetada para suas áreas de atividades, e na forma de explicarem ao público, que suas análises racionais contrariam a euforia generalizada.
Raros são aqueles que não salientam "não ser contra, muito antes, pelo contrário" à realização deles (Copa 20!4 e R!U 20!6), mas que já não se contêm e soltam o verbo, ao perguntar se não seria leviandade recorrer a tanto gasto (num histórico de tanta corrupção), antes que se resolvam os problemas gravíssimos de Educação, Saúde, Trabalho, e Segurança que varam o Território. E de impunidade recorrente(?), idem.
Na minimização de todas estas importantes manifestações (ainda que algumas sejam tímidas e quantitativamente menores), há um aparato espetacular de marketing/mídia alimentado pelo Governo com o nosso dinheiro. Tudo tão às escuras, quanto os "porões da Ditadura", nesta pastosa e aderente "Liberdade Ninguém Terá, Só Depois Quando Já For Tarde" que vivemos. O brilho posto no futuro não é parceria, é eutanásia.
A oportunidade é única e não será perdida. Isto para aqueles que possuem uma causa maior: a do próprio umbigo. Chegamos à união suprapartidária, pelo avesso. A Oposição que nunca serviu para nada e a Situação que sempre foi o que aí está (apenas mais cretina), estão juntas.
Ganham Câmaras vendendo-se às câmeras e jogando com o esporte e seus apaixonados, como toscas cartas de um baralho viciado.

MEMORIZANDO –
http://colunadoairton.blogspot.com

· " Ao sacudir seu corpo... cubro nosso leito de estrelas!". Amo você!
· Mexida nas convicções Xavantes (que nem era tantas), deu ao céu da tribo, o tom "cinza-feijão" que o futebol do campo mostrou. Até o presente não há campanha... só calvário. O Lobão vai para a segunda fase com a certeza de que, ainda que erre, não será punido com o rebaixamento. Vai queimar gorduras bem acumuladas, até aqui.
· O Farrapo "que estava aqui", não é o mesmo "que esteve ali". Desta vez foi um (s)alto e um desmaio. Quando acordar... a realidade volta.
· Ainda que seja temerário é preciso mostrar que discordar é possível, Viver e trabalhar, só se permitirem.
· Aquele Esporte que a gente credulamente cultuava, reapareceu nos Jogos FrigoríficosÒ do Canadá 2010. Um atleta de ponta fazendo do competir uma forma de amor por seu irmão e por seu povo (cujos problemas de lá, não são tantos como os daqui). A história de Alexandre Bilodeau (foto), apesar de ser humanamente rica, não serve como parâmetro. Outros eventos, no entanto, onde a pressão é maior, têm Senhores Com Anéis Nos Dedos, até sem o Mínimo (de cultura). Jogos Frigoríficos é marca inventada agora por esta coluna, para evitar interfências e "COBiça". Risos!

Contador