25 outubro 2010


RARIDADE: MORTE SEM PÓDIO

"Políticas e discursos são cusparadas de momento. É a única coisa que cabe com certeza, na cabeça do eleitor". (Autor Próximo) – alerme@ig.com.br  



A brasileira Ana Marcela Cunha, de apenas 18 anos, sagrou-se ontem campeã da Copa do Mundo de Maratona Aquática ao terminar a etapa de Fujairah, nos Emirados Árabes, na terceira colocação. Em 2009, o título ficou com a também brasileira Poliana Okimoto. Mas a prova foi marcada por uma tragédia. Aos 26 anos, o norte-americano Francis Crippen passou mal durante a disputa e foi encontrado morto após a competição. Crippen era vice-líder do ranking mundial, até a disputa desta última competição.

Ele foi o campeão da primeira prova de maratonas aquáticas da história dos Jogos Pan-Americanos, realizada no Rio de Janeiro, em 2007. Como se pode ver o esporte pode conter num ano de altas promoções competitivas, duas notícias de igual impacto, mas de diferente conteúdo e brilho. Uma vitória brasileira inconteste e a perda por morte de um campeão.

A comoção desta vez ficou no limiar humano. Foi o pesar entre os competidores que suplantou o clima de festa que fora projetada para o final. Nisto o esporte não transgride nunca: é um sentimento humano, ainda que tantas entidades coletivas e tantos indivíduos tentem adonar-se dele. O infausto bastou-se para cancelar o pódio ou esquecer prejuízos financeiros.

É um marco dentro do atleta e dos atores do ambiente esportivo, diretos e indiretos, passando pela mídia e pelos assistentes, que ainda faz esquecer as antigas arenas. Alguns ainda gostam de sangue num espetáculo onde ele é sugerido e aguardado – os jogos violentos e radicais – mas a história já mostrou que adrenalina produz manchas de violência também no contexto de quem só quer ver correr o sangue pelo qual pagou para escorrer.

Campanha eleitoral tem riscos de mentirinha. Não há perigos nesta arena. O sangue não é espetáculo de livre escolha, mas obrigatoriamente pago por nós, durante quatro anos (ou mais), é o nosso. Custe o que custar!





* "A Felicidade ao teu lado é uma saudade irrecuperável". Beijos muitos.

* O Futebol da cidade aguarda e se resguarda. Até prova em contrário!

* Às vésperas de um Gre-nal, o futebol tinha um aspecto Internacional que mexia no meu apetite. Eu pedia, ontem, que o Renato Portaluppi não se vingasse da minha descrença nele como treinador. Preciso comer. Risos!

* Pesquisa/paródia veiculada no http://sanatoriodanoticia.blogspot.com/  com clássicos do futebol brasileiro, com a saborosa picardia de sempre:

SENSUS - Grêmio x Internacional - Os dados revelam que 100% preferem o tricolor gaúcho e 100% gostam mais do Colorado. A pesquisa foi feita com 10 mil torcedores gremistas e outros 10 mil fanáticos pelo Colorado. Não há margem de erro. É no blog do Sérgio Siqueira, quem não sabe?

* Emerson da Rosa vai inaugurar seu Centro de Treinamento no Bairro Fragata. O caminho é o Fragata Futebol Clube. O Deputado Catarina será Presidente de Honra?

* Ana Marcela Cunha (foto), campeã mundial de Maratona Aquática de 2010. Uma baiana de 18 anos que reforça a tradição brasileira na modalidade. Espera-se Vida Longa?





























Contador