26 julho 2009




ESPORTE: CONTROLE DELATADO E DELETADO
"O Governo viaja além da maionese; o Senado é a treva e a Vice-presidência luta para não entrar em vacância eterna. Fora, se sabe... Agosto vem aí!". (Autor Próximo)
alerme@ig.com.br – Airton Leite de Moraes

O esporte e todos os seus benefícios como ferramenta de ampla utilização social, contrasta com o atual momento da Nação, onde ele só tem uma única função: mascarar a manutenção do poder. Seja de quem o governa ou de quem a ele se aliou para imobilizar a sociedade. A participação presidencial e a ação da cartolagem multiesportiva, suficientemente abrigados e protegidos por espessa rede de impunidade, não mais se esconde. Vai além de todo o engodo jogado na mídia.
Infelizmente, a função que o Ministério Público possui para o controle da aplicação de recursos públicos no esporte é braço robótico. Acionado no escuro, e à distância. No Pan-americano do Rio, transformado em sucesso na marra e via marketing, os levantamentos transcritos e denunciados como irregularidades graves, por desrespeitarem os procedimentos ou por superfaturamento, foram simplesmente arquivados.
O ministro do Esporte e seu ministério são usos e frutos dos amigos da república, a julgar pela sua omissão. Joga para cima a responsabilidade da incompetência da sua administração. Tão empenhado está em se eleger. Acima dele, o Ministério Público. Mas que esperar deste se, ao se aposentar, o ex-ministro do TCU e relator, à época, Marcos Vinicios Vilaça recomendou o arquivamento da auditoria e desobrigou os responsáveis? Do engano de milhões, sobraram sabugos aos contribuintes.
Inexistem limites para esta nova safra de dirigentes e suas festanças com o erário. É algo exposto como se fosse um crime. Com cadáver, bandido, arma e circunstâncias testemunhadas, em que o Juiz dispensa o julgamento do acusado, porque recebeu uma carta, tal a facilidade com que se livra. O esporte está no topo, a sociedade, não.
Através de exercícios remunerados e sem controles de custos, a era da transparência dos atos públicos, pelo jeito, é desta forma: mostrando como se faz o lixo que imobiliza a sociedade e a mantém distante do País.

MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Engolir os dias é preciso. Impreciso é segurar a saudade entre nossas mãos,enquanto o suor não vem". Beijos, amo muito você!
* Hoje é noite de ir para a Avenida. Agora ou Nunca. A derrota de ontem será justificada hoje. Com qualquer resultado. O mesmo se dirá do Xavante na Baixada. Sonhos possíveis ou delírios impossíveis
* A Rádio Universidade festejou seus 42 anos a serviço do Esporte e da comunidade, lamentando a morte súbita do seu ex-radialista Antonio Carrion, aos 48 anos. Pêsames aos familiares. Parabéns a todos que fazem a grandeza da emissora e ao amigo Prof. José Cunha, seu diretor. Foi ontem.
* Um sucesso a comemoração do Dia do Motorista e as festividades da Paróquia São Cristóvão, ontem. Melhor que rebite e assaltos.
* A farsa da auditoria nas contas do Pan Rio 2007 se aposentou no ultimo dia 30 junto com o relator. Nada que você já não tivesse lido por aqui, quando as primeiras denúncias e queixas sobre o evento começaram. Assim foi removido e sinalizado que o cofre - que já estava aberto – nem catraca terá.
* Em POA/RS, o desodorante lançado aqui na coluna (foto), volta ser fabricado para meu desgosto, e o de outros. Risos.







QUE "PENNA"!
"Para o seu Governo... dinheiro de todos, ideias de amigos e as filas de indecência que ele organiza". (Autor Próximo)
alerme@ig.com.br

Cada vez mais se percebe o mosaico mal desenhado no qual se joga a esperança de um grande país, por meio da prática esportiva. O pior em tudo isso é constatar que o grande papel de informação da imprensa, seja ela do tipo que for, é o meio utilizado pelos que governam e dos que montam as leis, para se mostrarem e se firmarem. No Ministério do Esporte, onde tanto se esperava pudesse acontecer, há uma convergência de incompetência programada e já curtida, esperando os próximos aspones.
É uma "Penna". Não está mal escrito é Penna, sim. É também o mais novo arranjo do Ministério do Esporte citado na mídia. Rejane Penna é uma militante política que ocupa um cargo no Ministério com um salariozinho ao redor de dez mil reais. É gaúcha (um estado emergente no mega espetáculo da corrupção nacional), e tem relações estreitas com a politicagem do partido que se adonou das canetas e das câmeras nacionais, inclusive das que têm profissionais diplomados, por de trás, faz tempos.
Pois é, a titular da Secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer é água de fonte seca, a julgar pelo que informam os jornalistas, Izabelle Torres e Ugo Braga do Correio Braziliense, no Blog do Cruz. É uma estudante de mestrado em Piracicaba/SP e goza das justas mordomias que a função lhe permite. Passa três dias longe do trabalho(?).
Constantemente criticada pela sua ausência é uma das tantas administradoras politicamente incorretas em atuação, mas corretamente indicada pelo partido, participa desse novo conceito de gerenciamento, o Ce(Lulla)rizado. Administração à distância, cujos despachos se dariam segundas e sextas-feiras, unicamente. Nos restantes, está na UNIMep/SP.
É constante mesmo, só nos eventos e debates nos quais acompanha o Ministro (que diz não saber de nada). Ela é integrante do Conselho Nacional de Esportes. Se fosse apenas uma bolsista de um curso de aperfeiçoamento acadêmico (que frequenta), ganharia só R$ 1.200, 00.
Um arranjo bem sucedido para quem perdeu a eleição que disputou em POA/RS, em 2004, pelo PT/RS. Não acredite... se não quiser!

MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

* "Queria ter um coração novo, em cada chaga, para a aliviar a dor da tua paixão e todos meus erros". Saudades e beijos. Amo muito você!
* Os resultados recentes do Lobão reacendem as chamas das incertezas e faz balançar convicções. Com alguns temores e com algumas esperanças a mais – com projetos dentro do cofre – o Xavante foi para Criciúma/SC, ainda com as suas estreitas opções dentro do campo.
* Há quem lembre do antigo C.M.D; uma estrutura até hoje reverenciada, aqui e na Noiva do mar. O Basquete Master tem Campeonatos Mundiais aonde a seleção brasileira vai porque banca do bolso. Mas na vitória, e na mídia fica parecendo que é coisa da polí(ti)tica (desculpe, Sérgio Siqueira), brasileira de esportes. Uma abstração que, de tão poderosa, dá até pontos de audiência e mantém a farsa. O Master Brasileiro será em Fortaleza/CE de 20/11/2009 a 28/11/2009. Eu pretendo estar por lá, sem dúvida!

Contador