11 outubro 2013

AINDA POR FAZER
 “O acaso faz do caso, um novo argumento, uma nova maneira de precipitar o caos. Só os que querem permitem”.  (Autor Próximo) alerme@ig.com.br
         
   Os centros de treinamentos são referenciais quando estão bem implantados. Os clubes poderosos mantêm os seus (muitos têm mais de um e em mais de um lugar). No futebol existe certo distanciamento entre quem ainda não é profissional e os profissionais. Mas dentro da idéia de jogar, alguns nem conseguem adotar uma teoria & prática que sejam unificadas.
     Os clubes que têm vários esportes agregados são pouquíssimos, pois o futebol absorve conceitos e procedimentos, como ponto alto da instituição. Quando há qualquer problema, principalmente, os do campo de jogo, quem perde são os outros esportes. A história é rica em “grandes” clubes.
  Qualquer tropeço e qualquer pressão dos torcedores, o clube descobre que é essencialmente só de futebol. Este é o motivo que nos faz duvidar dos pacotes promocionais, do Governo, ao longo dos anos, quando dá vantagens aos devedores do erário, em troca de apoio e de preparação de atletas de outros esportes.
   O futebol não é formador de outros atletas. Os clubes ditos sociais, nem isto conseguem manter. Quando social-desportivos, eles arcam quase sozinhos com o lançamento de seus atletas, no universo competitivo.
    Contribui bastante para que isto ocorra, a voracidade do partidarismo político, que abraça o Ministério do Esporte. Custamos demais a ver o que estava sendo feito, na contramão dos objetivos brasileiros.
     O PCdoB atribuiu a sua legenda o que fazer, mas não deu sentido ao que a Constituição pede com relação ao Esporte. Isto passa diretamente pela boa destinação dos seus recursos e uma boa fiscalização. E isto não parece acontecer.

*      "A alegria do barco voltando, se não estiver afundando". Sem beijos.
*      A maçante rotina de clássicos locais de futebol parece não ter fim e nem lucro.
*      Nossa Senhora Aparecida ainda é a padroeira do Brasil? Ou foi desnomeada pelo Estado Laico? Agora fica sendo proteção para quem acredita que as nossas crianças, também precisam dela.
*      A curiosidade da vez é a sabatina (de 4ª feira, próxima) no Senado Federal, do Gen. Fernando Azevedo e Silva, indicado para ser Autoridade Pública Olímpica. Vai recomendado pela própria presidente Dilma. Ela quer dar um basta na farra do futebol e dos Jogos Olímpicos 2016. Ela diz querer mais transparência e fiscalização.
*      Arthur Zanetti ginasta brasileiro obteve a sua medalha de ouro e construiu a sua história, inédita, na Ginástica Desportiva Olímpica, nas provas de Argolas. É o plano A para obtenção de medalhas, em 2016.
*      A cidade de Pelotas sofre com certas manias de suas elites. Enquanto só importar quem fez ou fará, ao invés do que deve ser feito, o bonde da história fica paradíssimo. Lamentável e mais uma vez, a pose supera o gesto.
*      Para quem acredita em Shopping e asfalto, Pelotas anda se modernizando. Para quem olha de longe, pista de velocidade e o Shopping é a casa do Papai Noel. Usar e desfrutar, só quem pode.
*      Sempre que um acidente é fácil reparar que os motoristas curiosos chegam ao local “colocando” o cinto de segurança. Os motoqueiros chegam e vão logo acendendo o farol da moto. Isto que os “azulzinhos”, às vezes, custam a chegar.
*      Nesta hora todos sabem o que fazer, noutras, a fiscalização existe e a culpa recai sempre na autoridade que exige.


Contador