06 novembro 2011










ESPORTE CARO CARA DE ONG

"Desastre, por acidente. Política, por casuísmo, Contrabando por descaminho, este é o nosso futuro ". (Autor Próximo) alerme@ig.com.br  



O novo ministro do Esporte Aldo Rebelo começou seu mandato com ares de quem foi para um sacrifício. Na verdade, sujeitou-se a abraçar a causa e conservar as ranhuras feitas na pele do seu partido, o PCdoB, pelo óbvio motivo de que a pasta do Esporte é a porta aberta para a consagração. Cada escândalo e cada suposta ação de conserto – ainda que originada no suposto esquema montado dentro de sua próprias hostes –, rende mídia.

O esporte está com todas as suas cartas pré-marcadas até 20!6. Marcadas por cifrões que não poderão ser rasurados sob pena de comprometer a credibilidade da Nação perante o Mundo, ainda que não se saiba, lá adiante, de que mundo estaremos falando. Os resultados esportivos do Pan-americano 20!1 não parecem ser do tamanho que se alardeia, exceto por alguns poucos atletas e certas modalidades, já o tititi político segue firme.

A farra das ONG's como se convencionou chamar a absoluta falta de controle do Governo, sobre o dinheiro que espalha por "notáveis gastadores" será combatida com rigor. É prioridade. Como fala é absolutamente verdadeira, mas como execução e desestruturação do que anda rolando por aí, temos sérias dúvidas. A maioria tem cadeira cativa.

Nestas organizações, mais públicas do que não governamentais, a figura que encabeça o projeto é um atleta ou ex-atleta, ou laranja. A oportunidade de continuar sendo importante e reverenciado, com bom dinheiro disponível e que não sai do próprio bolso dá boas desculpas – no papel –, para serem aquinhoadas. Como sempre, a luz dos refletores faz o resto.

Existe, dizem - e aí reside o maior problema -, que vários parlamentares agenciam, apadrinham e sustentam suas supostas conquistas eleitorais, com um certo "deságio" (não oficial). E este é um vespeiro para mãos rápidas!

 



* "As mãos ungidas, os olhos vivos, o amor agradecido". Com beijos!

* A guerra do trânsito: pessoas de todos níveis e sexos usam de forma imbecil o celular ao volante. "Profissionais" que conseguem a proeza de fazer conversão em vias de duplo sentido de fluxo, justo no entroncamento deles, são comuns. Sem falar dos que fumam e falam ao mesmo tempo. Multar ignorantes, então, fica de bom tamanho. Azar das vítimas que só recebem a dor e as conseqüências.

* Enquanto isto no Rio, a segurança é um octógono de ocupação e de forças em torno do Maracanã, isolando-o das favelas. Longe dali, segue o baile do tráfico e das balas perdidas, mas com menor noticiário.

* A Banda do Colégio Municipal Pelotense sagrou-se campeã estadual na categoria infanto-juvenil do 20º Campeonato de Bandas e Fanfarras, em concurso realizado em Bagé. É a Princesa do Sul vencendo na Rainha da Fronteira. Barulho assim é Barulhinho Bom! Parabéns para os 45 integrantes laureados.

* O Sr. Luis Inácio Lula da Silva é uma grande figura nacional, mas sua palavra não vai ao SUS. O SUS não ouve, não vê e não faz, nem fala nada do que precisa.

* O esporte traz à Política, Diego Ferreira Lemos. O atleta deficiente visual foi acolhido pelo Partido Democrata (DEM). Liberdade de expressão é isto. A corrida agora vale uma cadeira na Câmara Municipal. É um começar de novo.

Contador