01 fevereiro 2009


De cara e de coragem!


OS MAIORES ESPETÁCULOS DA TERRA
"No início eram marginalizados. Logo eram mandantes eufóricos. Hoje são corporativos e doam bolsas". (Autor Próximo) -
alerme@ig.com.br

A situação atual da economia global parece não afetar, ainda, os sonhos delirantes vendidos ao nosso Governo pelos donos do esporte brasileiro. O produto mega superfaturado representado pelo Esporte segue sua trilha ufanista. No Primeiro Mundo, que seguirá dissimulando sua falência, e a estenderá "Primeiro" aos outros, a contenção e as reavaliações já ocorrem. Como se pôde ler aqui na coluna há bom tempo, o gigantismo dos jogos já dificultava a montagem dos grandes espetáculos.
A preocupação era das principais entidades do desporto mundial: Fifa e Comitê Olímpico. Eles intuíam que os cadernos de encargos exigidos, já estavam chegando no limite dos seus feudos particulares. Sabiam que se persistissem os gastos com itens – cada vez mais numerosos – com questões como segurança, alimentação, hospedagem, etc., - os países que se revezavam na sua produção (os ricos), teriam lucros diminuídos.
Elas mudaram a retórica dos discursos e redescobriram a democratização das oportunidades, generosamente oferecidas para novas extensões geográficas. De quebra, resolveram que os demais continentes deveriam ter acesso às possibilidades de crescimento pujante, que ofertariam. Sem dar um único tiro de arcabuz, só abrindo o mostruário de espelhinhos, recolonizaram a África do Sul e o Brasil, este, duplamente.
Aqui foram recebidos pelos que instaram o atual Governo, a acreditar que a ostentação seria o único instrumento capaz de alavancar o progresso brasileiro, social e econômico. Tais "senhores" trouxeram apenas seus dedos (cobertos, por apólices), mas deixaram seus "anéis", em casa. Uma visita esperada por quem os convidou, mas que a poucos consultou.
Infelizmente, as alegações não vieram dos que custearão os Jogos Olímpicos (a conferir), ou o Mundial de Clubes. Muitos serão os influenciados, mas poucos os beneficiados. Bem ao contrario do que falam.
Caso esta previsão se confirmar, sei lá baseada em quê, basta sentar no "Caminho de Santiago" e chorar, tirando "Coelho da Cartola!".


MEMORIZANDO -
http://colunadoairton.blogspot.com

· "Meus passos apressados se dirigirão até você, para que nossos corações se acalmem, com beijos mais que desejados". Amo Você! Beijos todos!
· O G.E. Brasil estará em campo amanhã. Felizmente para quem permanece a salvo das vicissitudes, a vida continua. O jogo repõe parte do caminho truncado e oportuniza mudanças de pensamento. Hora de ver até onde o passional influenciará o jogo e as arquibancadas.
· O ginásio esportivo do Colégio Municipal Pelotense cumpre novamente seu papel comunitário. Para todas as tragédias climáticas havidas, ele foi abrigo solidário e automático.
· A calamidade daqui, não deve ser tratada como o tal "santo de casa" (o que não faz milagres). A solidariedade não tem tempo para badalação, o infausto está sob nossos olhos. A ajuda vinda de fora demora. A nossa só precisa ir ao outro lado da rua.
· Dunga vem fazer aqui o que muitos fizeram e partiram: cumprir carnê. O artigo do meu prezado amigo José Cruz, Poder Encastelado, publicado no blog
http://www.amigosdepelotas.com/ mostra a relação entre a visita e como age a CBF.

Contador