O ESPORTE NO CURRÍCULO DA ESCOLA
"Diga em alto e bom tom, mas evite os ecléticos e factíveis!". (Autor Próximo). Airton Leite de Moraes – e-mail: alerme@ig.com.br
"Ainda pior que a convicção de um não ou a incerteza de um talvez é a desilusão de um quase. Não é que a fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance; para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência, porém preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer". Esta é uma mensagem de autor desconhecido, que serve à causa da inclusão curricular do processo esportivo dentro da comunidade escolar.
A prática esportiva possui nas escolas a característica "extracurricular". O espaço de incorporação na normalidade do currículo, devido a esta circunstância, passa por uma costura entre as demais disciplinas, e todo um conjunto de outras exigências, cada uma de per si. Este conjunto exerce pressão e achatamento da perspectiva de entrosar o planejamento da prática, com a política administrativa da empresa escolar.
Embora se possa entender as causas que originam esta dificuldade, tais como, adequação às atividades de instrução e absorção do conhecimento clássico; o processo de chegada e definição do rumo profissional dos alunos; a seqüencialidade das etapas do conhecimento que levam à profissionalização dos futuros estudantes - albergadas na L.D.O. - é certo que os professores, nessa função, sejam também um pouco tolhidos.
Ruim por um lado e gratificante por outro. Há casos sabidos que o ambiente diretivo - ainda que, por responsabilidade, o faça comercialmente - consegue suportar os custos e contar, igualmente, com uma mão-de-obra mais qualificada. Decididamente as organizações privadas, em tese, seriam estes locais de "excelência".
Porém a dedicação vista no homem e no professor de Educação Física - só recentemente profissionalizado - não conhece esta limitação. Em Pelotas, o Colégio Municipal Pelotense é exemplo e sempre foi marco desta transcendência. Era difícil, mas foi executado, com ações concretas.
A quadra era uma só, o tempo curto. O extracurricular aconteceu pelos sacrifícios pessoais dos mestres do esporte, à época. Isto mudou?
· MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com
· "Cada peça íntima caída, nos revela paixões pelo resto da vida. Depois é juntá-las e pegar os sapatos... ou não!". Amo você! Beijos Muitos!
· A primeira vitória fora, em Cerro Largo: ACLE/Lojas Becker/Consórcio Becker 1 x 2 UCPel devolveu em pontos, o esforço do futsal pelotense na Série Ouro do Futsal/RS. Bola na rede reforça discursos - corretos - sobre o valor de um projeto, com início, meio e fim. Que se mantenha e que triunfe, além do título!
· Infelizmente ao Poder Público só resta executar. Todo o processo de atuação é ainda baseado no "despotismo esclarecido". Este nomeado e encaixado por quem podia: o Poder do Século XVIII e situado no Leste Europeu (em locais de economia atrasada), Áustria, Prússia e Rússia.
· Qualquer semelhança com o modelo nacional nos três níveis do Estado não é mera coincidência. Seja no Esporte ou qualquer outro assunto de interesse coletivo é pura mesmice impositiva, à porta dos eternos "atendidos". Eles não são capazes de achar seu próprio caminho, mas de reservar seus aplausos, em busca de favorecimentos. Necessidade obrigada, população cabresteada. Mágico e Simples!
"Diga em alto e bom tom, mas evite os ecléticos e factíveis!". (Autor Próximo). Airton Leite de Moraes – e-mail: alerme@ig.com.br
"Ainda pior que a convicção de um não ou a incerteza de um talvez é a desilusão de um quase. Não é que a fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance; para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência, porém preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer". Esta é uma mensagem de autor desconhecido, que serve à causa da inclusão curricular do processo esportivo dentro da comunidade escolar.
A prática esportiva possui nas escolas a característica "extracurricular". O espaço de incorporação na normalidade do currículo, devido a esta circunstância, passa por uma costura entre as demais disciplinas, e todo um conjunto de outras exigências, cada uma de per si. Este conjunto exerce pressão e achatamento da perspectiva de entrosar o planejamento da prática, com a política administrativa da empresa escolar.
Embora se possa entender as causas que originam esta dificuldade, tais como, adequação às atividades de instrução e absorção do conhecimento clássico; o processo de chegada e definição do rumo profissional dos alunos; a seqüencialidade das etapas do conhecimento que levam à profissionalização dos futuros estudantes - albergadas na L.D.O. - é certo que os professores, nessa função, sejam também um pouco tolhidos.
Ruim por um lado e gratificante por outro. Há casos sabidos que o ambiente diretivo - ainda que, por responsabilidade, o faça comercialmente - consegue suportar os custos e contar, igualmente, com uma mão-de-obra mais qualificada. Decididamente as organizações privadas, em tese, seriam estes locais de "excelência".
Porém a dedicação vista no homem e no professor de Educação Física - só recentemente profissionalizado - não conhece esta limitação. Em Pelotas, o Colégio Municipal Pelotense é exemplo e sempre foi marco desta transcendência. Era difícil, mas foi executado, com ações concretas.
A quadra era uma só, o tempo curto. O extracurricular aconteceu pelos sacrifícios pessoais dos mestres do esporte, à época. Isto mudou?
· MEMORIZANDO - http://colunadoairton.blogspot.com
· "Cada peça íntima caída, nos revela paixões pelo resto da vida. Depois é juntá-las e pegar os sapatos... ou não!". Amo você! Beijos Muitos!
· A primeira vitória fora, em Cerro Largo: ACLE/Lojas Becker/Consórcio Becker 1 x 2 UCPel devolveu em pontos, o esforço do futsal pelotense na Série Ouro do Futsal/RS. Bola na rede reforça discursos - corretos - sobre o valor de um projeto, com início, meio e fim. Que se mantenha e que triunfe, além do título!
· Infelizmente ao Poder Público só resta executar. Todo o processo de atuação é ainda baseado no "despotismo esclarecido". Este nomeado e encaixado por quem podia: o Poder do Século XVIII e situado no Leste Europeu (em locais de economia atrasada), Áustria, Prússia e Rússia.
· Qualquer semelhança com o modelo nacional nos três níveis do Estado não é mera coincidência. Seja no Esporte ou qualquer outro assunto de interesse coletivo é pura mesmice impositiva, à porta dos eternos "atendidos". Eles não são capazes de achar seu próprio caminho, mas de reservar seus aplausos, em busca de favorecimentos. Necessidade obrigada, população cabresteada. Mágico e Simples!
. As mães são tudo que você imaginar, inclusive, elas próprias. No Esporte de alto rendimento é uma incógnita quando elas triunfam e ainda se mantêm como tais. A maior vitória permanece: o instinto materno. Lembrei da Maureen Maggi e que também é Mãe, saltadora que deu a volta por cima e vai à Olimpíada 2008.
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